11/09/2023

Quando e como a bíblia foi escrita?

por Por Juan José Léniz Ulloa

A Bíblia traz a mensagem da revelação divina: a Sagrada Escritura não é outra coisa a não ser Deus que se dá a conhecer a você! Contudo, ela não foi comunicada toda de uma vez. Ela não “caiu do céu”, nem apareceu como que por obra de mágica nas mãos de uma pessoa. Quer saber […]

A Bíblia traz a mensagem da revelação divina: a Sagrada Escritura não é outra coisa a não ser Deus que se dá a conhecer a você! Contudo, ela não foi comunicada toda de uma vez. Ela não “caiu do céu”, nem apareceu como que por obra de mágica nas mãos de uma pessoa. Quer saber quando e como a bíblia foi escrita?

Os textos bíblicos foram escritos por homens que, inspirados pelo Espírito Santo, registraram por escrito os acontecimentos, palavras, profecias da revelação divina, cujo ápice se dá em Jesus Cristo. Isto não aconteceu de um momento para o outro.

A verdade é que a Bíblia como a conhecemos hoje passou por um processo longo e complexo de composição. Seus livros foram escritos em épocas diferentes, por pessoas diferentes, em contextos também diversos. Desse modo, é importante afirmar que a sua formação aconteceu aos poucos, durante um longo período de aproximadamente novecentos anos (isso apenas considerando a tradição escrita).

Quando e como a bíblia foi escrita, então? Vamos por partes…

Em primeiríssimo lugar, coisas aconteceram. Como assim? Simples… houve, em algum momento e lugar específicos, um acontecimento, um evento, que marcou a história de um grupo de pessoas. Estes eventos eram marcados pela ação de Deus que se revelava, se mostrava gradativamente ao ser humano. Sim, não sempre se conheceu Deus como se conhece hoje; antigamente, inclusive, se acreditava que havia vários deuses! Para que chegássemos a conhecê-lo como o conhecemos hoje, Ele precisou se dar a conhecer. E isso aconteceu através de eventos, como, por exemplo, a revelação de Deus a Moisés através da sarça ardente ou da libertação do povo de Israel da escravidão dos Egípcios.

Depois, tais acontecimentos foram contados de geração em geração. Assim, os filhos das testemunhas oculares do evento ficaram sabendo o que aconteceu, mesmo sem ter estado lá; e depois, de mesma maneira, os filhos de seus filhos e por aí vai. Deste modo, a partir da narração destes eventos, se criaram valores. É o que chamamos de tradição oral.

Mais tarde (e estamos falando de séculos mais tarde), esses eventos que tinham sido contados fielmente por várias gerações, foram escritos. E esses escritos é o que conhecemos como tradição escrita.

Em determinado momento, os escritos são organizados e passam a ser usados de diversas maneiras, como o culto nas assembleias ou na educação dos filhos, adquirindo um valor particular. Os textos são difundidos através da elaboração de cópias.

Isto aconteceu tanto em relação ao Antigo Testamento quanto ao Novo, em que os eventos giram ao redor da Pessoa de Jesus Cristo e os seus principais relatores são os apóstolos, que contaram as experiências que tiveram com Jesus às novas gerações de cristãos.

O processo de desenvolvimento de um texto bíblico pode ser resumido nestes 9 passos:

  1. O fato em si ocorre;
  2. Relatos a respeito do fato são transmitidos oralmente;
  3. Os relatos são escritos;
  4. Os escritos se agrupam em um só texto;
  5. O texto vai tendo importância no uso legislativo, litúrgico e educativo da comunidade;
  6. O texto se copia e se propaga;
  7. Inicia-se o trabalho científico: as cópias existentes e dispersas em várias localidades se agrupam e se comparam;
  8. Com essas comparações, escreve-se o texto que poderia ser o original (recensão);
  9. Traduz-se esse texto para as línguas vernáculas.

Como fica em evidência, o texto bíblico não foi estabelecido de um momento para o outro. Antes, passou por um longo e complexo processo de composição. Isso, muito além de nos maravilhar a nível de literatura (o que em si, só isso, já seria surpreendente!), deve servir para contemplarmos o imenso amor de Deus por nós!

A Sagrada Escritura e tudo o que precisou ser feito para que tivéssemos acesso a ela é grande uma prova do amor de Deus por nós! Como assim? É! Veja tudo o que Deus fez para que a mensagem da revelação chegasse até você: Deus quis que conhecêssemos o seu amor através dos textos bíblicos, e para isso fez tudo o que fez a esse respeito. Por isso, deve nos inundar uma profunda gratidão sempre que nos deparamos com a Sagrada Escritura, que nos traz verdadeiramente a presença do próprio Cristo.

Quer saber mais sobre a Palavra de Deus?

Temos um convite particular para você que quer se aprofundar no conhecimento da Sagrada Escritura: para você saber além de quando e como a bíblia foi escrita, convidamos você a fazer conosco um percurso breve e simples, mas consistente e seguro de conhecimento da Bíblia. É o curso “Introdução à Sagrada Escritura” da Série Philippos. A Série Philippos é uma linha de cursos de formação doutrinária católica, que tem como base o Catecismo da Igreja Católica e a forma própria do Carisma Shalom, cujo objetivo é formar a pessoa no conhecimento da fé, proporcionando-lhe uma base para que possa crescer na sua experiência pessoal com a Verdade do Evangelho e amadurecer na fé.

 

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9 9914-0129 Notoris - Agência Digital