28/05/2019

Papa: “A tristeza não entra no coração do cristão porque ele é jovem”

por Da redação, com Vatican News

Na homilia da missa desta terça-feira, 28, Francisco afirmou que o pecado envelhece e o Espírito Santo torna os cristãos sempre jovens Papa Francisco durante homilia da missa desta terça-feira, 28/ Foto: Vatican Media O Espírito Santo é o protagonista da passagem do Evangelho proposta na liturgia da missa desta terça-feira, 28, celebrada pelo Papa […]

Na homilia da missa desta terça-feira, 28, Francisco afirmou que o pecado envelhece e o Espírito Santo torna os cristãos sempre jovens

Papa Francisco durante homilia da missa desta terça-feira, 28/ Foto: Vatican Media

O Espírito Santo é o protagonista da passagem do Evangelho proposta na liturgia da missa desta terça-feira, 28, celebrada pelo Papa Francisco na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. “No discurso de despedida aos discípulos antes de subir ao Céus, Jesus nos faz uma verdadeira catequese sobre o Espírito Santo. Jesus nos explica quem ele é”, ressaltou o Pontífice. O Santo Padre recorda que os discípulos ficaram tristes ao ouvir que Jesus os deixaria. “Jesus os repreendeu por isso. Não, a tristeza não é um comportamento cristão”, alertou o Papa.

“Contra a tristeza, na oração, pedimos ao Senhor para que guarde em nós a juventude renovada do espírito”, rogou Francisco, que prosseguiu: “Aqui, entra em jogo o Espírito Santo porque é Ele que faz com que haja em nós essa juventude que nos renova sempre”. O Papa citou uma santa que dizia: “Um santo triste é um triste santo”. “Portanto, um cristão triste é um triste cristão e isso não é bom. A tristeza não entra no coração do cristão, porque ele é jovem”, afirmou.

O Pontífice frisou: “O Espírito Santo é aquele que nos torna capazes de carregar as cruzes”. O Santo Padre citou o exemplo de Paulo e Silas que na prisão cantavam hinos a Deus, conforme a primeira leitura desta terça-feira, 28, extraída do Livro dos Atos dos Apóstolos. “O Espírito Santo renova todas as coisas. O Espírito Santo é aquele que nos acompanha na vida, que nos sustenta. É o Paráclito”, frisou o Papa. “Mas que nome estranho”, disse Francisco, que lembrou que numa missa para crianças, num domingo de Pentecostes, ele perguntou se elas sabiam quem era o Espírito Santo. E um menino lhe respondeu: “O paralítico”.

“Muitas vezes nós pensamos que o Espírito Santo é um paralítico, que não faz nada … Pelo contrário, é Aquele que nos sustenta. Paráclito: a palavra paráclito significa ‘aquilo que está ao meu lado para me apoiar’, para que eu não caia, para que eu vá adiante, para que eu conserve essa juventude do Espírito. O cristão é sempre jovem, sempre. Quando o coração do cristão começa a envelhecer, a sua vocação de cristão começa a diminuir. Ou você é jovem de coração e de alma ou não é cristão”, afirmou o Papa.

Francisco prosseguiu, dizendo que na vida haverá dor e citou Paulo e Silas que foram acoitados e sofreram, mas estavam cheios de alegria e cantavam. “Isso é juventude. Uma juventude que faz você olhar sempre a esperança. É isso, avante! Mas, para ter essa juventude é necessário um diálogo cotidiano com o Espírito Santo, que está sempre ao nosso lado. É o grande presente que Jesus nos deixou: esse apoio, o que faz a gente seguir em frente”, apontou. Segundo o Santo Padre, mesmo que homens e mulheres sejam pecadores, o Espírito os ajuda a se arrepender e os faz olhar para frente.

“Fale com o Espírito. Ele apoiará você e lhe dará novamente a juventude”, frisou o Papa, que completou: “O pecado, por outro lado, envelhece: envelhece a alma, envelhece tudo”. O Pontífice sublinhou ainda: “Jamais esta tristeza pagã. Na vida há momentos difíceis, mas nesses momentos sentimos que o Espírito nos ajuda a ir em frente (…) e a superar as dificuldades. Até mesmo o martírio”. Francisco concluiu: “Peçamos ao Senhor para não perder esta juventude renovada, para não ser cristãos aposentados que perderam a alegria e se deixam conduzir… O cristão nunca se aposenta, o cristão vive, vive porque é jovem, quando é cristão verdadeiro”.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital