26/01/2024

O que o Catecismo fala sobre os carismas do Espírito Santo na Igreja?

por Por Rodrigo Santos

m mais um texto da série sobre Catecismo, Rodrigo Santos explica como o Espírito age na vida da Igreja por meio dos seus carismas.

O Espírito Santo é para a Igreja o que a alma é para o corpo, ou seja, vida. Sem o Paráclito, a Igreja não respira, seu coração não bate:

 “O Espírito Santo é ‘o princípio de toda a ação vital e verdadeiramente salvífica em cada uma das diversas partes do Corpo’, Ele realiza, de múltiplas maneiras, a edificação de todo o Corpo na caridade: pela Palavra de Deus, ‘que tem o poder de construir o edifício’ (At 20,32); mediante o Batismo, pelo qual forma o Corpo de Cristo; pelos sacramentos, que fazem crescer e curam os membros de Cristo; pela ‘graça dada aos Apóstolos que ocupa o primeiro lugar entre os seus dons’; pelas virtudes que fazem agir segundo o bem; enfim, pelas múltiplas graças especiais (chamadas ‘carismas’) pelos quais Ele torna os fiéis ‘aptos e disponíveis para assumir os diferentes cargos e ofícios proveitosos para a renovação e cada vez mais ampla edificação da Igreja’”(CIC 798).

Jesus Cristo veio ao mundo e redimiu os homens, criaturas preferidas de Deus, anunciando o Evangelho. Porém, o Espírito Santo é aquele enviado o Pai do Céu, que irriga as sementes da Boa Nova plantadas nos corações. A missão desse Consolador Perfeito é atualizar o feito redentor do Pai, consumado na oferta de Jesus Cristo. Ele atrai a humanidade inteira, completando a obra redentora, prefigurada na Igreja, família de Deus. Nesse roteiro pedagógico de graça, o Espírito Santo promove a difusão de seus dons e carismas:

Extraordinários ou simples e humildes, os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm uma utilidade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo” (CIC 799).

A Igreja ainda declara como os dons e carismas desse enviado do Pai do Céu: devem ser acolhidos, ou seja, com abertura de coração, reconhecimento, mas também com discernimento. Nenhum carisma, por mais atrativo e frutuoso que seja, está dispensado da referência e  submissão aos devidos pastores da Igreja (cf. CIC 801).

Que essas benditas lições da Igreja possam nos abrir mais e mais para esse Enviado do Pai!

Continue lendo sobre o Catecismo da Igreja Católica:

Por que devemos crer na Igreja Católica?

O Espírito Santo é o orientador e santificador da Igreja Católica

Maria: a Esposa do Espírito e Mãe de Jesus

Creio no Espírito Santo, grande promessa de Deus

Feitos e promessas de Deus operadas e cumpridas em Cristo

Maria e a economia da salvação

Ele julgará os vivos e os mortos

A Ressurreição de Jesus é o cerne da Boa Nova anunciada por Seus discípulos

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital