07/02/2017

“Identidade, trabalho e amor são dons de Deus ao homem”, diz Papa

por Da redação, com Rádio Vaticano

Na homilia desta terça-feira o Papa Francisco citou três dons de Deus ao homem no ato da criação: a identidade, o trabalho e o amor Da redação, com Rádio Vaticano A homilia do Papa Francisco desta terça-feira, 7, foi dedicada aos três grandes dons de Deus ao homem no ato da criação. A reflexão foi […]

Na homilia desta terça-feira o Papa Francisco citou três dons de Deus ao homem no ato da criação: a identidade, o trabalho e o amor

Da redação, com Rádio Vaticano

A homilia do Papa Francisco desta terça-feira, 7, foi dedicada aos três grandes dons de Deus ao homem no ato da criação. A reflexão foi inspirada no Salmo 8 e pela narração do Gênesis, para exaltar a admiração pela ternura e pelo amor de Deus que, na Criação, deu tudo ao homem.

“Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes”. “Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor”, disse, destacando assim os grandes dons.

“Antes de tudo, nos deu o DNA, isto é, nos fez filhos, nos criou à Sua imagem e semelhança. E quando alguém faz um filho, não pode recuar: o filho está feito, mesmo que o assemelhe muito ou pouco, seu filho recebeu a sua identidade” acrescenta.

Leia mais
.: Papa recorda o dever do cristão de proteger a criação
.: Em Missa, Papa fala sobre criação e redenção

O Santo Padre prossegue afirmando que se o filho se torna bom, o pai fica orgulhoso; se é um pouco feio, o pai diz ser bonito; se é mau, o pai o justifica, o guarda. “Jesus nos ensinou como um pai sabe esperar os filhos. Ele nos deu esta identidade de filho, homem e mulher. Devemos acrescentar, filhos. Somos como deuses, porque somos filhos de Deus”.

O segundo dom de Deus na Criação é uma tarefa. Francisco diz que Deus “nos deu toda a terra”, para dominar e subjugar, como diz o Gênesis. É uma realeza, porque Deus não quer o homem escravo.

“Assim como Ele trabalhou na Criação, deu a nós o trabalho, deu o trabalho de levar adiante a Criação. Não de destruí-la; mas fazê-la crescer, cuidar, proteger e produzir fruto. Deu tudo. Mas não nos deu dinheiro. Temos tudo. Quem deu o dinheiro? Eu não sei. Dizem as avós, que o diabo entra pelo bolso: pode ser. Podemos pensar em quem deu dinheiro. Deu toda a Criação para preservá-la e levá-la adiante: este é o dom”.

Por fim, o Papa exaltou o terceiro e último dom contido no Gênesis: o amor.
“Homem e mulher, Ele os criou. Não é bom que o homem viva sozinho e a partir daí fez a companheira. Um diálogo de amor”, disse Francisco.

Portanto preservar a Criação e não destruí-la, levá-la adiante com o trabalho cuja ausência priva o homem de dignidade e, por fim, fazer crescer o amor que tem início entre homem e mulher.

Ao concluir o Pontífice pede para que todos agradeçam a Deus por esses três presentes. “A identidade, o dom-tarefa e o amor. E peçamos a graça de proteger esta identidade de filhos, de trabalhar o dom que nos deu, levar adiante com o nosso trabalho este dom, e a graça de aprender todos os dias a amar mais”.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital