13/05/2022

13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima

por Tatiane Nogueira Leal

Nossa Senhora de Fátima é Maria, a mãe de Jesus e nossa, que apareceu em Fátima, Portugal, por isso o nome “Nossa Senhora de Fátima”. Nessa ocasião, ela escolheu revelar-se a três crianças, que cuidavam e pastoreavam as ovelhas de sua família, por isso são comumente são chamados: os “pastorinhos de Fátima”. São estes Lúcia, Jacinta e Francisco, escolhidos por Deus através da Virgem de Fátima para revelar a vontade do Senhor. 

Nossa Senhora de Fátima é Maria, a mãe de Jesus e nossa (cf. Jo 19,26-28), que apareceu em Fátima, Portugal, por isso o nome “Nossa Senhora de Fátima”. Nessa ocasião, ela escolheu revelar-se a três crianças, que cuidavam e pastoreavam as ovelhas de sua família, por isso são comumente são chamados: os “pastorinhos de Fátima”. São estes Lúcia, Jacinta e Francisco, escolhidos por Deus através da Virgem de Fátima para revelar a vontade do Senhor.  

As aparições aconteciam a cada dia 13, desde maio de 1917 até outubro do mesmo ano. Nossa Senhora sempre pedia para que rezassem pelos pobres pecadores, mostrava-lhes o seu padecer e os convidava a unirem-se a Jesus pela penitência e oração, como forma de aliviar e diminuir o sofrimento dos pecadores, chamando todos a uma vida de arrependimento e conversão.  

Na última aparição, dia 13 de outubro, estavam presentes 70.000 pessoas. Nossa Senhora disse aos pastorinhos que era a “Senhora do Rosário” e pediu a construção de uma capela em sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram que o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra como se dançasse sobre os presentes, fato que ficou conhecido como milagre do sol. 

Em Quixeramobim, na casa sede da Comunidade Mariana Boa Semente, temos a praça do Sol, que faz menção ao já citado milagre e também temos a réplica perfeita da capelinha de Fátima, pedida por Nossa Senhora, por isso carinhosamente a chamamos de “Fátima do Sertão Central”. 

Fátima é, por tudo isso, um lugar marcado pela fé, oração, devoção, penitência, vigílias e peregrinos do mundo inteiro que vão como que ao colo da mãe lhe dizer de suas dores e também manifestar sua alegria e gratidão por todo amor e cuidado Dela recebidos. Mas embora seja muito válido e uma experiência única na vida peregrinar a Fátima, vale lembrar que Fátima é peregrina conosco. A Mãe que lá escolheu aparecer, visita a cada um de nós na medida em que abrimos o coração para ouvir e viver seus apelos de amor. Ela está sempre a nos acolher e, como nas Bodas de Caná, nos ensinar a ouvir Seu Filho e a fazer tudo o que Ele nos disser. 

Convido você a fazer experiência de João citada no início. Levar Maria para sua casa, ser entregue a Ela como filho(a) e deixar que Ela mostre como proceder. A exemplo dela e obedecendo aos seus pedidos, com o coração simples e puro dos pastorinhos, rezemos o santo terço a cada dia, oferecendo jejuns e mortificações pela conversão pessoal, pelas almas que padecem no purgatório e por todos os pobres pecadores como nós, para que alcancemos a Felicidade eterna contemplando a Santíssima Trindade no céu. 

Entreguemos ao Senhor por meio da Senhora o sacrifício da nossa vontade nas pequenas e grandes escolhas que a vida nos apresenta. Maria, a Senhora de Fátima, é a Rainha que com seu sim e sua vida cheia de amor, coroa Jesus como único Senhor e Rei. De fato, Ela não nos quer para si mesma, mas para como filhos alcançarmos a verdadeira Felicidade que está em seu Filho Jesus. Nos levar a Jesus, essa é a espiritualidade e missão que se realiza em Fátima. Nos acheguemos a Mãe e ela nos levará ao Filho. 

Pensar em Fátima me traz a imagem de um berçário, onde os bebês  são nutridos, formados, cuidados. É a casa da Mãe, onde em todos os lados se faz presente o Filho. Que nossa vida seja assim, um santuário onde coroamos com amor, oração, penitência e alegria o coração de Jesus. 

 

Que Deus nos abençoe e Maria nos guarde! 

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! 

 

Tatiane Nogueira Leal 

Consagrada na dimensão de aliança da Comunidade Mariana Boa Semente 

Missão Quixeramobim (Sede) 

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9 9914-0129 Notoris - Agência Digital