02/08/2016

Vaticano participa pela primeira vez da abertura das Olimpíadas

Pela primeira vez uma comitiva institucional da Santa Sé vai assistir a abertura dos Jogos Olímpicos, marcado para esta sexta-feira, 5…

Pela primeira vez uma comitiva institucional da Santa Sé vai assistir a abertura dos Jogos Olímpicos, marcado para esta sexta-feira, 5.

O grupo é encabeçado pelo subsecretário do Conselho Pontifício da Cultura, padre espanhol Melchor Sánchez de Toca y Alameda. O convite foi do Comitê Olímpico Internacional, um dos patrocinadores do primeiro encontro mundial sobre esporte e fé, que se realizará de 5 a 7 de outubro, no Vaticano.

Durante os Jogos Paralímpicos (7 a 18 de setembro), um grupo de atletas transalpinos será acolhido na Paróquia Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro. Fruto de um acordo assinado, em maio, entre o Comitê Paralímpico Italiano e o Conselho Pontifício da Cultura.

Padre Sánchez de Toca explicou que foram avaliadas várias opções, como colégios, e por fim identificaram as instalações de uma paróquia que reunia as características adequadas para a instalação de áreas de acolhimento, entrevistas, refeitório e conferências.

“O esporte paralímpico é uma prova de como o esporte pode ajudar as pessoas a superar as suas limitações impostas por acidentes, doenças. São histórias de valor, superação, esforço. A paróquia se beneficiará muito com a presenta de atletas paralímpicos e, vice-versa, os atletas serão beneficiados com a vitalidade da fé de uma igreja carioca”, assinalou.

Esporte e fé no Vaticano

Entre as personalidades que devem marcar presença no encontro mundial sobre esporte e fé no Vaticano estão o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, para o qual verifica-se a possibilidade de um encontro com o Papa.

O tema do encontro, que terminará com uma declaração, foi inspirado por uma afirmação de Francisco: “Desafia-te a ti mesmo no jogo da vida, como se faz no jogo do esporte”.

Oliver Baete, administrador delegado do principal patrocinador do encontro, a multinacional de seguros Allianz, mostrou-se convicto de que “a conferência marcará a primeira pedra de um movimento global para construir pontes entre as pessoas e transformar a sua vida”.

Por Canção Nova, com SNP Cultura

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital