25/05/2016

Vaticano decidirá sobre pedido de canonização de Frei Damião em 2018

Apesar de já ser considerado santo por quem vive no Nordeste, Frei Damião está próximo de ser canonizado também pelo Vaticano. Em fevereiro de 2018, será divulgado o resultado do processo de beatificação e canonização do religioso.

Apesar de já ser considerado santo por quem vive no Nordeste, Frei Damião está próximo de ser canonizado também pelo Vaticano. Em fevereiro de 2018, será divulgado o resultado do processo de beatificação e canonização do religioso. A informação foi divulgada nesta terça-feira (24), durante o anúncio da programação da festa para o apóstolo do Nordeste. O processo de beatificação e canonização de Frei Damião de Bozzano foi aberto oficialmente no dia 31 de janeiro de 2003.

“A Igreja ainda vai dar uma posição sobre os relatos de milagres concedidos por Frei Damião, mas estamos na expectativa. É justamente para fomentar a evangelização que nós promovemos essa festa. A dedicação de mais de 65 anos ao povo do Nordeste não pode se perder”, pontua o Frei Cláudio Simões, guardião do Convento de São Félix, local em que acontece a festa.

Em sua 18ª edição, as festividades têm o objetivo de celebrar o trabalho de Frei Damião e de rememorar os 19 anos de sua morte. As atividades têm início na próxima quinta (26) e seguem até o domingo (29). Durante o período, os devotos poderão participar de missas, vigílias, bênçãos, confissões e procissão. De acordo com a organização do evento, são esperadas 70 mil pessoas.

Agendada para a quinta-feira (26), a missa de abertura acontece na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Pina, na Zona Sul do Recife. Na sexta (27), acontece a tradicional Bênção de São Félix, das 9h às 11h e das 15h às 17h no Convento de São Félix.

Entretanto, o dia em que são esperados mais fiéis é o domingo (29), em que há seis missas programadas ao longo do dia. A mais esperada celebração acontece às 10h e será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Ainda no domingo (29), também serão oferecidos serviços como aferição de pressão e testes de glicemia para os fieis que comparecerem ao convento.

Segundo os freis organizadores do evento, a maioria do público comparece às atividades para pagar promessas ou para agradecer pelas graças alcançadas. Durante os dias de festa, 150 policiais farão a segurança dos devotos.

Vida religiosa
Frei Damião nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, em 5 de novembro de 1898. No dia seguinte ao seu nascimento, foi batizado na igreja dos santos Catarina e Próspero, matriz de Bozzano, recebendo o nome de Pio Giannotti. Aos 13 anos, ingressou no Seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 17 anos, em julho de 1915, emitiu os primeiros votos, recebendo o nome de Damião, Frei Damião de Bozzano, indicando sua cidade de origem.

Em 1920, iniciou os estudos de teologia e foi enviado à Universidade Gregoriana de Roma, onde graduou-se com láurea em Direito Canônico e Teologia Dogmática. Em 1923, foi ordenado sacerdote na igreja do antigo Colégio São Lourenço de Bríndisi, em Roma.

Dois anos após a sua ordenação, Frei Damião de Bozzano foi nomeado vice-mestre de noviços de sua província religiosa (Lucca-Itália). Em 1926, foi nomeado diretor e professor dos frades estudantes, cargo que exerceu até 1931, ano de sua vinda para o Brasil. Já no país, foi eleito assistente (Conselheiro) da então Custódia Geral dos Capuchinhos de Pernambuco. No estado, dedicou-se às santas missões durante 66 anos.

Serviço
18ª Festa de Frei Damião
Convento de São Félix de Cantalice
Rua José Rodrigues, 160 – Pina
De 26 a 29 de maio de 2016

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital