21/11/2017

Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens será de 3 a 28 de outubro de 2018

Data oficial foi anunciada ao término da reunião do Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Sínodo dos Bispos 2018, dedicado aos jovens, será de 3 a 28 de outubro. A data foi anunciada oficialmente ao término da reunião do XIV Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, realizada nos dias 16 e 17 de novembro e presidida pelo Papa Francisco.

Um comunicado emitido hoje pela Santa Sé apresenta um balanço da reunião, durante a qual o Papa Francisco comunicou a nomeação do Relator Geral da próxima sinodal, o cardeal brasileiro Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB. Também foram nomeados os dois secretários especiais: padre Giacomo Costa e padre Rossano Sala.

Na reunião, o secretário-geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, traçou o caminho percorrido desde a convocação da XV Assembleia Geral Ordinária até os dias de hoje, concentrando-se no Documento Preparatório e no questionário enviado. Além disso, ele recordou a abertura de um portal online com um questionário para os jovens bem como dosperfis nas redes sociais e o Seminário Internacional sobre a situação dos jovens, realizado em setembro passado.

Outro assunto abordado foi a elaboração do Instrumento de trabalho. Discutiram-se os critérios para a preparação do documento, a fim de que possam ser incluídas as diversas contribuições da fase de consulta ainda em andamento. Com relação ao questionário online, ficou decidido que este ficará aberto até 31 de dezembro de 2017.

Entre as atividades programas, especial atenção foi dada à reunião pré-sinodal de jovens, convocada pelo Papa para o período de 19 a 24 de março de 2018. Além dos jovens que serão convidados para o encontro, foi aprovada a proposta de alargar a participação deles através das redes sociais.

Na conclusão dos trabalhos, o Papa agradeceu aos membros do conselho e aos outros participantes por sua contribuição e pelo espírito de comunhão fraterna vivido nos dias de encontro.

A XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos terá como “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital