08/11/2015

Simpósio sobre tráfico de pessoas acontece no Vaticano

Nos dias 7 e 8 de novembro acontece o Simpósio Internacional de Jovens contra o Tráfico de Pessoas, com o objetivo de divulgar a preocupante situação das novas formas de escravidão

Nos dias 7 e 8 de novembro acontece o Simpósio Internacional de Jovens contra o Tráfico de Pessoas, com o objetivo de divulgar a preocupante situação das novas formas de escravidão

Da redação, com Rádio Vaticano

A Pontifícia Academia de Ciências Sociais realizará nos dias 7 e 8 de novembro na Sala Pio IV, no Vaticano, o Simpósio Internacional de Jovens contra o Tráfico Humano, cujo tema é: “O perfeito amor lança fora o medo, a ganância e a escravidão: os jovens tem que orientar o caminho.”

O objetivo do simpósio é divulgar a preocupante situação das novas formas de escravidão, que afetam milhões de pessoas no mundo.

Os organizadores buscam conscientizar sobre esta temática e fazer com que o tema seja tratado pelos meios de comunicação. Explicam também que “escutará o testemunho das vítimas do tráfico, ativistas e políticos, sociais e religiosos. Permitirá desenrolar uma estratégia para formar uma rede mundial de jovens com experiências, que sejam promotores e pontos de referencia para as agencias e instituições que combatem esta causa no mundo”.

O chanceler da Academia, Monsenhor Marcelo Sánchez Sorondo, explicou que o nome do simpósio “indica o caminho que devem andar, guiando os jovens ao amor perfeito que lança fora o medo, a ganância e a escravidão. De modo que só vivendo a plenitude do amor se pode libertar as pessoas da escravidão, do medo e da ganância. Por ‘instrumentalizarmos’ ao nosso próximo, fazendo-o escravo de nossos interesses até chegar a considera-los coisas e não pessoas”.

O monsenhor continua dizendo que “a expectativa é conscientizar, descobrindo as melhores práticas para combater a escravidão e a mútua comunicação da mesmas”. Da mesma forma, a elaboração de um manual por parte dos jovens foi feito para ajudar a conscientizar e a realizar as melhores práticas para evitar a tentação de cair em um ‘nominalismo declaracionista’, liberando realmente as vidas inocentes que a globalização vai cobrando mais e mais.

O material elaborado se converterá em um manual escrito para os jovens que poderão utiliza-lo em seus cursos de capacitação e de sensibilização, para encontrar ideias para mais investigações.

O Papa Francisco tem chamado a humanidade a cuidar do ser humano e sobretudo, daquelas pessoas indefesas, como reflete na encíclica Laudato Sí. “A escravidão moderna, em termos de tráfico de pessoas, trabalho forçado, prostituição, exploração de órgãos em um crime contra a humanidade.”

“Certamente estamos em uma época onde a pessoa humana é usada como objeto e termina sendo um material descartável. Aos olhos de Deus, não há material descartável, há somente dignidade. Uma luta contra esse movimento que leva a humanidade a pensar que a pessoa é um objeto de uso, resgatar a dignidade da pessoa (…) comprometer-se é dar a vida, gastar a vida, e a vida tem sentido somente se um está disposto a direciona-la para o bem dos demais. Esta luta para recuperar a dignidade das pessoas pede compromisso. Obrigada pelo trabalho, que não é fácil”, conclui.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital