09/06/2016

Semana de conscientização marcará 1º aniversário da ‘Laudato Si’

No mundo inteiro, serão organizados diferentes eventos para discutir sobre como colocar em prática a ecologia integral proposta pelo Papa Francisco

No mundo inteiro, serão organizados diferentes eventos para discutir sobre como colocar em prática a ecologia integral proposta pelo Papa Francisco

Da redação, com Rádio Vaticano

O primeiro aniversário da publicação da Carta encíclica “Laudato si” do Papa Francisco, publicada no ano passado, será celebrado no mundo inteiro, com uma semana de iniciativas. A exortação trata do cuidado com o meio ambiente.

A semana programada entre os dias 12 a 19 deste mês, é promovida pela Rede Global Católica sobre as Mudanças Climáticas (Global Catholic Climate Movement), criada em 2015, em vista da última Conferência mundial sobre o clima (Cop21), realizada em Paris.

Atividades

Centenas de paróquias e comunidades eclesiais no mundo inteiro organizarão diferentes eventos para sensibilizar a opinião pública e discutir sobre como colocar em prática a ecologia integral proposta pelo Papa Francisco.

Entre as iniciativas propostas pela Rede Global Católica destacam-se os seminários sobre a Encíclica e sobre a atual crise ecológica no mundo; encontros de oração sobre o tema do cuidado da Criação; a publicação de iniciativas concretas em prol do ambiente, como a instalação de painéis solares e campanhas de sensibilização em favor da energia limpa; a promoção de petições às autoridades locais e nacionais; manifestações, flash mob e outros. O objetivo da Rede global católica é alcançar mil eventos durante a semana.

Outra atividade são os seminários on line, com a participação de personalidades de renome internacional, entre os quais o chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, e o economista e ensaísta estadunidense Jeffrey Sachs, diretor do Earth Institute da Columbia University.

Adesões nas Filipinas

A iniciativa já recebeu numerosas adesões nas Filipinas, onde grupos ambientalistas católicos são muito ativos, confirmando assim o grande interesse da Igreja local por este tema.

Entre os eventos promovidos no país do sudeste asiático destaca-se um Simpósio sobre a “Laudato si”, a realizar-se na Universidade Santo Tomás, em 18 do corrente, no qual se falará também acerca dos desdobramentos após a Cop21 e sobre as experiências concertas realizadas nas comunidades locais para proteger o ambiente.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital