09/01/2015

Quem ama Deus é livre, diz Papa em homilia

Santo Padre se concentrou na capacidade do Espírito Santo de abrir o coração da pessoa a Deus e torná-la livre para o amor

Santo Padre se concentrou na capacidade do Espírito Santo de abrir o coração da pessoa a Deus e torná-la livre para o amor

Da Redação, com Rádio Vaticano

Somente o Espírito Santo torna o coração dócil a Deus e à liberdade, afirmou o Papa Francisco, na Missa celebrada nesta sexta-feira, 9, na Casa Santa Marta. Ele explicou que as dores da vida podem fechar uma pessoa, enquanto o amor a torna livre.

Uma sessão de yoga não poderá ensinar um coração a “sentir” a paternidade de Deus, nem um curso de espiritualidade zen o tornará mais livre para amar. Somente o Espírito Santo tem este poder. Retomando o episódio da multiplicação dos pães, Francisco explicou que os apóstolos, naquele momento, não entenderam o milagre, porque o coração deles estava endurecido. É só o Espírito Santo tem o poder de fazer a pessoa sentir a paternidade de Deus e torná-la livre para amar.

O Santo Padre lembrou que um coração pode ser de pedra por vários motivos, como por causa de experiências dolorosas. Outro motivo que endurece o coração é o fechamento em si mesmo, o que gira em torno de várias coisas, como o orgulho, a suficiência, o pensamento de ser melhor que os outros e a vaidade.

“Há o homem e a mulher-espelho, que são fechados em si para olhar a si mesmos continuamente, não? Esses são narcisistas religiosos, não? Têm o coração duro, porque estão fechados, não são abertos. E procuram defender-se com esses muros que fazem em torno de si”.

Há também aqueles que se agarram à lei, àquilo que os mandamentos estabelecem. Nesses casos, quem procura a força no ditado da lei está seguro – disse o Papa com certa ironia – como um homem ou uma melhor na cela de um cárcere: é uma segurança sem liberdade.

“O amor perfeito lança fora o medo: no amor não há medo, porque este supõe um castigo e quem teme não é perfeito no amor, não é livre. Sempre tem o medo que aconteça alguma coisa de dolorosa, de triste, que me faça ir mal na vida ou arriscar a salvação eterna… Tanta imaginação, porque não ama”.

O único que ensina a amar e torna o coração livre dessa dureza é o Espírito Santo, afirmou o Papa.  “Você pode fazer mil cursos de catequeses, mil cursos de espiritualidade, mil cursos de yoga, zen e todas essas coisas. Mas tudo isso nunca será capaz de te dar a liberdade de filho. É somente o Espírito Santo que move o teu coração para dizer ‘Pai’. Somente o Espírito Santo é capaz de lançar fora, de romper esta dureza do coração e fazer um coração dócil ao Senhor. Dócil à liberdade do amor”.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital