09/06/2021

Papa pede trabalho conjunto pelo anúncio do Evangelho da família

Papa enviou mensagem a evento on-line sobre a aplicação da Amoris Laetitia; destacou a necessidade de anunciar o Evangelho da família com mais eficácia

Em que ponto estamos com a aplicação da Amoris laetitia?”. Este é o tema do fórum promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida de 9 a 12 de junho, de forma on-line. O Papa Francisco enviou uma videomensagem aos participantes do evento.

Os votos do Papa são de que os dias de encontro possam ser uma boa ocasião de partilha de ideias e experiências pastorais. “Também para criar uma rede que, na complementaridade das vocações e dos estados de vida, em espírito de colaboração e comunhão eclesial, possa anunciar o Evangelho da família de modo mais eficaz, respondendo aos sinais dos tempos”.

O evento on-line se realiza no âmbito do Ano Familia Amoris Laetitia, convocado por Francisco. Participam responsáveis do setor família de mais de 60 conferências episcopais e de mais de 30 movimentos internacionais. Segundo o Papa, este é um momento essencial de diálogo entre a Santa Sé, as conferências episcopais, os movimentos e as associações familiares.

“Este fórum se coloca em continuidade com o caminho sinodal que deve poder se concretizar nas Igrejas locais e que requer cooperação, partilha de responsabilidade, capacidade de discernimento e disponibilidade de fazer-se próximo às famílias”, afirma o Papa.

Assista também:

Ouvir as famílias e envolvê-las

Francisco destaca que, com as dificuldades da pandemia, mais do que nunca a família se mostra como sinal dos tempos. E a Igreja é convidada, antes de tudo, à escuta ativa das famílias e a envolvê-las como sujeitos da pastoral.

“Para levar o amor de Deus às famílias e aos jovens, que construirão as famílias de amanhã, precisamos da ajuda das próprias famílias, da sua experiência concreta de vida e de comunhão”. O Papa destaca ainda que é importante para os jovens ver com os próprios olhos o amor de Cristo presente no amor dos esposos.

O Santo Padre ressalta ainda o aspecto de corresponsabilidade na missão, o que requer a cooperação entre casais e ministros ordenados, especialmente os bispos. Ele explica que os sacramentos da ordem e do matrimônio são indispensáveis para edificar a Igreja como “família de famílias”.

Formação

Outro ponto lembrado pelo Papa é a formação dos leigos, especialmente dos casais e das famílias. É preciso que entendam melhor a importância do seu empenho eclesial, do sentido da sua missão. E isso porque, uma vez tendo essa consciência, sentem o desejo de partilhar essa experiência com outras famílias.

Concluindo a mensagem, o Papa confia os trabalhos à intercessão de Maria e de São José. “Que a graça de Deus torne frutuoso este empenho de vocês pelo bem das famílias de hoje e de amanhã”.

O texto completo da videomensagem do Papa está disponível no site da Santa Sé em italiano, inglês e espanhol.

Fonte: Canção Nova | Jéssica Marçal, com Boletim da Santa Sé

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital