28/11/2014

Papa Francisco inicia viagem à Turquia

Na Turquia, sexta viagem internacional do pontificado de Francisco terá caráter predominantemente ecumênico.

Na Turquia, sexta viagem internacional do pontificado de Francisco terá caráter predominantemente ecumênico

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco embarcou na manhã desta sexta-feira, 28, rumo à sua sexta viagem internacional, desta vez para a Turquia. O Pontífice deixa Roma após apenas três dias de uma rápida viagem à França, para visitar o Parlamento Europeu.

Francisco é o quarto Pontífice a visitar a Turquia. Antes dele, visitaram o solo turco Bento XVI, em 2006, João Paulo II, em 1979, e Paulo VI, em 1967. A motivação desta viagem apostólica é, sobretudo, ecumênica.

Após a chegada a Ancara, Francisco começa a sua visita no Mausoléu de Atatürk, fundador da República da Turquia, seguindo-se a cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, a visita de cortesia ao Presidente Tayyip Erdogan e encontros institucionais com as autoridades do país.

Ainda nesta sexta, o Papa vai se reunir com o Primeiro-Ministro turco, Ahmet Davutoglu, e com o Presidente do Diyanet, o Departamento para os Assuntos Religiosos, Prof. Mehmet Gormez. Trata-se da mais alta autoridade religiosa islâmica sunita na Turquia. Não obstante 98% da população seja muçulmana, a Turquia é um Estado laico.

No sábado, Francisco deixa Ancara rumo a Istambul, para visitar o Museu de Santa Sofia, a Mesquita Azul, e celebrar a Santa Missa na Catedral do Espírito Santo.

Mas o ápice da viagem é o encontro de Francisco com o Patriarca Bartolomeu. Não se trata de uma novidade: em maio passado, ambos se reuniram em Jerusalém para celebrar juntos o histórico abraço entre Paulo VI e Atenágoras, 50 anos atrás, depois de séculos de divisões.

Desde então, muitos passos foram dados, mas a unidade permanece um anseio. Para Francisco, a unidade é ainda mais urgente diante das perseguições contra os cristãos. É o que o Papa define como “o ecumenismo de sangue”, isto é, quem persegue e mata não faz distinção entre as várias confissões cristãs.

Além de encontros oficiais, o Papa terá a ocasião de saudar cerca de 100 refugiados iraquianos e sírios, que fugiram da guerra ou que foram expulsos de suas casas. Esta saudação será no domingo, em Istambul, ao receber alguns alunos do Oratório Salesiano.

No total, o Papa estará na Turquia durante pouco mais de 48 horas, pronunciando dois discursos e uma homilia, e assinado a Declaração Conjunta com Bartolomeu.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9 9914-0129 Notoris - Agência Digital