19/08/2016

Papa envia mensagem ao Encontro para a Amizade entre os Povos

Evento começa hoje em Rimini, Itália; mensagem destaca o valor do diálogo e da abertura para com o outro.

Começa nesta sexta-feira, 19, em Rimini, na Itália, o 37º Encontro para a Amizade entre os Povos. Para a ocasião, o Papa Francisco enviou uma mensagem, assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

A mensagem enfatiza a necessidade de diálogo, uma palavra a ser repetida e testemunhada. “Descobriremos que nos abrirmos aos outros não empobrece o nosso olhar, mas nos torna mais ricos porque nos faz reconhecer a verdade do outro, a importância da sua experiência”.

O encontro deste ano tem como tema “Tu és um dom para mim”, um tema corajoso, destaca Cardeal Parolin, já que a realidade tende a conduzir a um sentido oposto, rumo ao fechamento nos próprios interesses. Tal realidade, porém, não está em conformidade com a natureza humana.

“Desde crianças, descobrimos a beleza da ligação entre os seres humanos, aprendemos a encontrar o outro, reconhecendo-o e respeitando-o como interlocutor e como irmão, porque é filho do mesmo Pai que está no céu”.

Diante das ameaças à paz e à segurança dos povos e das nações, a mensagem enfatiza a necessidade de tomar consciência de que é a insegurança existencial que faz ter medo do outro. “Diante da mudança de época em que estamos envolvidos, quem pode pensar poder se salvar sozinho e com as próprias forças? É a presunção que está na origem de cada conflito entre os homens”.

A partir do exemplo de Jesus, o cristão cultiva um pensamento aberto para o outro, quem quer que seja, reforça o cardeal, porque não considera ninguém perdido definitivamente. Uma imagem bíblica sugestiva é a do filho pródigo, cujo pai espera todos os dias o retorno do filho perdido.

“Como o nosso mundo mudaria se essa esperança sem medida se tornasse a lente com que os homens olham um para o outro! O publicano Zaqueu e o bom ladrão na cruz foram olhados por Jesus como criaturas de Deus necessitadas do abraço que salva”.

O cardeal expressa na mensagem o encorajamento do Papa Francisco aos participantes do Encontro de Rimini. “Sua Santidade invoca a luz do Espírito Santo para uma fecunda experiência de fé e de comunhão fraterna e, enquanto pede para rezarem por ele, envia a Benção Apostólica”.

O encontro de Rimini é realizado anualmente e é promovido pelo Movimento Comunhão e libertação.

Notícias Canção Nova : 

Jéssica Marçal
Da Redação 

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital