17/01/2016

Papa envia mensagem a educadores reunidos em São Paulo

Segundo o Papa, a concepção educativa como transmissão de conteúdos terminou, está esgotada.

Segundo o Papa, a concepção educativa como transmissão de conteúdos terminou, está esgotada

Da redação, com Rádio Vaticano

Em uma mensagem em vídeo, o Papa saudou os participantes do 24º Congresso Interamericano de Educação católica, concluído nesta sexta-feira, 15,  em São Paulo.

Francisco pediu que os educadores estejam abertos à novas e ousadas propostas de educação e que a concepção educativa como transmissão de conteúdos terminou, está esgotada.

O Pontífice afirmou ainda que, na atualidade, quando o homem não está no centro da organização mundial, e sim o medo, um dos grandes desafios para a educação é não tornar-se elitista.

Ao citar um educador brasileiro, o Papa reiterou que a educação deve estar baseada em três pilares: transmissão de conteúdos, de hábitos e avaliação. “É uma linda expressão”, disse o Pontífice. “Mas é preciso traduzi-la em atividades concretas”.

“Assim, acontecerá a cultura do encontro e não do desencontro. Ou, pior: a cultura da não-integração, da exclusão, na qual somente uma elite, com uma educação seletiva, deterá o poder amanhã, ou hoje mesmo”.

Antes de concluir, o Papa refletiu: “Ser educador é ser como Jesus, que nos educou. Contra todo um sistema educativo dos doutores da lei, da rigidez… Leiam tudo o que Jesus diz a eles no capítulo 23 de Mateus”.

“Nos educa em duas colunas muito grandes: as bem-aventuranças, no início do Evangelho, e o protocolo com o qual todos seremos julgados, que está em Mateus 25. Com isso, Jesus destruiu um sistema educativo baseado em normas, em preceitos que, em última instância, eram a profecia do que foi a Ilustração, que hoje em dia não nos serve a nada”.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital