10/01/2015

Papa convoca conferência, no Vaticano, sobre o Haiti

Objetivo da conferência é manter viva a atenção sobre o país que ainda sofre com as consequências do terremoto de 2010

Objetivo da conferência é manter viva a atenção sobre o país que ainda sofre com as consequências do terremoto de 2010

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A pedido do Papa Francisco, o Vaticano sedia neste sábado, 10, uma conferência sobre o Haiti, cinco anos após o terremoto que causou destruição no país. O objetivo é manter viva a atenção sobre o país que ainda sofre com as consequências da catástrofe e reiterar a proximidade da Igreja ao povo haitiano nessa fase de reconstrução.

A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou hoje um comunicado do Pontifício Conselho Cor Unum e da Pontifícia Comissão para a América Latina informando que a conferência será realizada a pedido do Santo Padre. O tema do evento é: “A comunhão da Igreja: memória e esperança para o Haiti a cinco anos do terremoto”.

Esta será uma ocasião para fazer um balanço da ajuda destinada ao país e analisar os resultados da implementação dos projetos realizados desde 2010 até hoje.

Programação

Na primeira parte da conferência, o ponto em discussão será o processo de reconstrução material e espiritual. No final da manhã, os participantes serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco, no Palácio Apostólico.

O período da tarde será dedicado ao testemunho dos que trabalham na reconstrução do país.  Ao final do dia, o secretário do Pontifício Conselho Cor Unum, monsenhor Giampietro Dal Toso, apresentará uma síntese conclusiva colocando em evidência as problemáticas a enfrentar e as perspectivas para o futuro.

A conclusão da conferência será com a Santa Missa na Igreja de Santa Maria em Traspontina, celebrada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

A conferência é organizada pelo Pontifício Cor Unum e pela pontifícia Comissão para a América Latina, em colaboração com os bispos do Haiti.

Participam do encontro representantes da Santa Sé, da Igreja local haitiana e de algumas conferências episcopais, integrantes de organismos de caridade católicos, congregações religiosas e representantes diplomáticos junto à Santa Sé.

O terremoto

Em janeiro de 2010, a ilha do Haiti foi atingida por um terremoto nas proximidades da capital, Porto Príncipe, que devastou o território e causou cerca de 230 mil mortes.

As estimativas da Cruz Vermelha Internacional e das Nações Unidas falam de quase 3 milhões de pessoas efetivamente envolvidas na catástrofe. O terremoto destruiu grande parte das obras de infraestrutura, milhares de casas e os hospitais da ilha.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital