22/02/2016

Ministros de 30 países discutem fim da pena de morte

O IX Congresso Internacional “Por um mundo sem a pena de morte” tem apoio do Papa Francisco

O IX Congresso Internacional “Por um mundo sem a pena de morte” tem apoio do Papa Francisco

Da Redação, com Comunidade Santo Egídio

Ministros da justiça de 30 países estão reunidos em Roma para participar do IX Congresso Internacional promovido pela Comunidade Santo Egídio com o tema “Por um mundo sem a pena de morte”. Representantes de países abolicionistas e mantenedores da pena de morte estão presentes.

Segundo a Comunidade, não se trata de um evento acadêmico ou celebrativo, mas sim, de um espaço de diálogo para examinar os percursos possíveis e realistas para uma gestão mais humana da justiça.

O ultimo país a abolir a pena de morte foi a Mongólia, em dezembro do ano passado. O Secretário de estado da Justiça do país participa desta edição do encontro juntamente com os outros 30 ministros e representantes de países Africanos, Asiáticos, Latino-Americanos  e Europeus.

Alguns destes (El Salvados, Ruanda, Timor Leste, Togo) já aboliram a pena de morte há algum tempo; outros (Republica Centro-Africana, Mali, Serra Leoa, Siri Lanka) suspenderam as execuções e aderiram à votação da Assembleia geral das Nações Unidas a favor da moratória; outros ainda, como o Vietnã e a Somália, mantêm a pena de morte.

A Comunidade Santo Egídio defende que a pena de morte é a expressão de uma cultura violenta que não ajuda a combater o crime.

“A pena capital – demonstram-no tantos estudos e estatísticas – não é um dissuasor, não diminui a criminalidade, não garante maior segurança e alcança somente mais violência e mais morte. E sobretudo quando um estado mata em nome da lei, baixa o nível do seu sistema legislativo ao nível de quem mata. Por isto faz sentido renovar o empenho em defesa da vida e voltar a dar um impulso à luta pela abolição da pena de morte.”

Apoio do Papa Francisco

Após a oração do Angelus deste domingo, 21, o Papa Francisco referiu-se à Conferência Internacional. O Papa espera que este evento possa dar um novo impulso ao compromisso com a abolição da pena capital.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital