04/12/2016

Mensagem do Papa aos Padres Escolápios pelo Ano jubilar Calasanziano

O Santo Padre enviou uma Mensagem ao Padre Pedro Aguado Cuesta, Prepósito Geral dos Padres Escolápios, por ocasião dos 400 anos de fundação da Congregação das Escolas Pias e dos 250 aniversário de Canonização de São José de Calasanz.

O Santo Padre enviou uma Mensagem ao Padre Pedro Aguado Cuesta, Prepósito Geral dos Padres Escolápios, por ocasião dos 400 anos de fundação da Congregação das Escolas Pias e dos 250 aniversário de Canonização de São José de Calasanz.

José Calasanz nasceu no ano de 1557, em Aragão, Espanha. Ordenou-se sacerdote em 1583 e, em 1592, transferiu-se para Roma, onde iniciou as primeiras Escolas para crianças pobres e abandonadas. Junto com alguns sacerdotes, fundou a Ordem Religiosa das Escolas Pias. Estes sacerdotes foram chamados Escolápios e se dedicam à educação da juventude.

Em sua Mensagem, o Papa encoraja toda a Congregação das Escolas Pias e continuar, com entusiasmo, dedicação e esperança, o carisma deixado pelo seu fundador, São José de Calasanz: “Fazer tudo pela glória de Deus e a utilidade do próximo”.

Hoje, como no tempo de Calasanz, disse Francisco, “as crianças e os jovens continuam a precisar do pão da piedade e do saber; os pobres continuam a apelar-nos e a convocar-nos; a sociedade pede para ser transformada, segundo os valores do Evangelho e o anúncio de Jesus, que deve ser levado a todos os povos e nações”.

Nestes quatro séculos, recordou o Pontífice, as Escolas Pias se mantiveram em contínua abertura à realidade e de saída pelo mundo.

Por isso, o Papa convida os filhos e filhas de São José Calasanz a viverem este Ano Jubilar, que tem como tema “Educar, anunciar e transformar”, como um novo “Pentecostes dos Escolápios”.

São José de Calasanz morreu em 25 de agosto de 1648, aos 91 anos. Em 1948, o Papa Pio XII atribuiu-lhe o título de “Padroeiro universal das Escolas Populares Cristãs”, com as seguintes palavras: “O que São José de Calasanz sofreu nos últimos anos de sua longa vida, o que suportou com heróica virtude, resplandece como uma das mais preciosas relíquias da história”.

São José de Calasanz foi um “Grande Profeta de Deus entre os pequenos”.

Fonte: Rádio Vaticano

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital