24/08/2016

Jovens vão debater ‘Desenvolvimento Sustentável’ no Vaticano

A Pontifícia Academia de Ciências Sociais vai receber, nos dias 30 e 31 de outubro, jovens do mundo inteiro que vão discutir, trocar ideias e partilhar experiências sobre tecnologia, política, economia e cultura.

A Pontifícia Academia de Ciências Sociais vai receber, nos dias 30 e 31 de outubro, jovens do mundo inteiro que vão discutir, trocar ideias e partilhar experiências sobre tecnologia, política, economia e cultura.

Na base dos debates estarão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU, em particular nos itens n°4 (instrução de qualidade) e n°8 (trabalho digno e crescimento econômico).

Neste último ponto, os participantes se concentrarão no item: “criar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado; erradicação da escravidão moderna e tráfico de seres humanos; proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento de crianças-soldados; e até 2025 erradicar o trabalho infantil em todas as suas formas”.

Inscrição

Os pedidos de inscrição podem ser apresentados até 30 de agosto por e-mail. Participarão cerca de 50 jovens de todo o mundo, entre 18 e 30 anos de idade.

Durante o encontro, os participantes irão apresentar projetos e iniciativas. Dois projetos serão escolhidos como a melhor expressão do evento e serão promovidos pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais na Conferência da COP22.

Em 2017, a iniciativa vaticana será repetida para estudar o resultado e as consequências desta primeira reunião.

Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um programa de ação assinado em setembro de 2015 pelos governos dos 193 países membros da ONU.

Ela engloba 17 metas para o Desenvolvimento Sustentável em um programa de ação com um total de 169 metas ou objetivos. O lançamento oficial dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável coincidiu com o início de 2016, guiando o mundo para os próximos 15 anos: os países se comprometeram a atingir as metas até 2030.

Os Objetivos de Desenvolvimento dão continuidade nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que os precederam e são metas comuns a um conjunto de questões importantes para o desenvolvimento: a luta contra a pobreza, a eliminação da fome e combate às mudanças climáticas, para citar apenas alguns.

“Objetivos comuns” significa que eles se aplicam a todos os países e todos os indivíduos: ninguém está excluído, nem deve ser deixado para trás ao longo do caminho, é necessário levar o mundo nesse caminho sustentável.

Por Rádio Vaticano

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital