05/01/2016

Intenções de oração mensais do Papa em videomensagem a partir de janeiro

A partir deste mês de janeiro o Papa Francisco apresentará as tradicionais intenções de oração através de uma videomensagem.

Cidade do Vaticano (RV) – A partir deste mês de janeiro o Papa Francisco apresentará as tradicionais intenções de oração através de uma videomensagem. Trata-se de uma nova e inédita iniciativa do Apostolado de Oração que se concretizará com uma primeira mensagem no próximo dia 6 de janeiro. Nas mensagens, a serem divulgadas uma vez por mês também nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube), o Pontífice falará em espanhol, com subtítulos em diversas línguas. A idealização dos vídeos – realizados em colaboração com o Centro Televisivo Vaticano –  é da agência de comunicação “La Machi”. Sobre esta iniciativa, a Rádio Vaticano entrevistou o sacerdote jesuíta Frederic Fornos, Diretor Internacional do Apostolado da Oração:

O Apostolado da Oração é a rede mundial de oração do Papa; é uma rede de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, porque são estas as intenções mensais do Papa: nos ajudam a conhecer melhor os grandes desafios do mundo de hoje. São desafios que nos ajudam a estarmos muito mais envolvidos neste mundo, em espírito – como dizia o Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial da Paz – de solidariedade, misericórdia e compaixão pelo nosso mundo. Recordo de uma mensagem do Papa Francisco na Quaresma, muito forte, e que dizia assim:  “Somos saturados de notícias e de imagens desconcertantes que nos narram os sofrimentos humanos e sentimos, ao mesmo tempo, toda a nossa incapacidade de intervir”.

RV: Neste novo compromisso do Apostolado da Oração existe portanto uma iniciativa realmente inédita, nova, que vê o Papa comprometido em primeira pessoa….

“Neste Jubileu da Misericórdia, para fazer conhecer os desafios colocados pela humanidade à missão da Igreja que o Papa confia a nós a cada mês, queremos apresentá-las com um vídeo do Papa: um vídeo de alta qualidade, com uma equipe de todo o mundo, com muito talento e criatividade; cada vídeo será em dez línguas. Por que? Para ajudar as pessoas, os católicos, mas não somente, mas todas as pessoas que desejam rezar e mobilizar-se por estes desafios da humanidade; rezar junto com o Papa Francisco por estes desafios nos ajudará muito. Temos um vídeo a cada mês também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, onde será apresentado este vídeo. É um vídeo no qual será o próprio Papa a falar e nos ajudará a rezar com ele por este desafio da humanidade”.

RV: No dia 6 de janeiro teremos o primeiro vídeo do Papa para as intenções de oração do mês. Precisamente o Papa Francisco, há alguns dias, falando aos “Pueri Cantores”, disse que como compromisso seu, pessoal, para 2016, havia assumido rezar mais. Esta iniciativa responde também a este compromisso do Santo Padre, não é mesmo?

“Sim, extatamente. Este è o caminho, este é o desejo que ele pode ter e que podemos ter todos! Rezar com ele por estes desafios da humanidade e da missão da Igreja e rezar por um mundo novo. Por exemplo, para este mês de janeiro, o Papa Francisco nos propõe de rezar e de nos envolvermo-nos no diálogo inter-religiosos, porque pensa que seja realmente importante, hoje, o respeito do outro pela paz no mundo. Pede para rezar para que o diálogo sincero entre os homens e mulheres de religiões diferentes traga frutos de paz e de justiça”.

RV: O Papa Francisco fala, nestas videomensagens, na sua língua materna, o espanhol, e depois, obviamente, haverá os subtítulos nas diversas línguas. Também isto é muito bonito. São na língua em que o Papa reza, em que, provavelmente – mesmo se de origem italiana – aprendeu a rezar…

“É realmente isto. É bonito ouvi-lo falar na sua própria língua; haverá, naturalmente, a tradução nas outras línguas, mesmo porque seguramente seria difícil que pudesse falar em chinês, ou em árabe…. Preferimos, portanto, que falasse na sua língua, a língua do coração, da oração, da sua intimidade com o Senhor”.

RV: Qual é a mensagem mais forte que neste Ano da Misericórdia o Papa quer dar com esta iniciativa de oração?

Penso que com este vídeo, nos ajude a abrir o coração aos outros, aos grandes desafios da humanidade. Não se trata de coisas genéricas. Trata-se de homens, mulheres, famílias, crianças. E isto ajuda a nós próprios a nos envolvermos nestes desafios, com a nossa oração, com a nossa ação, para que o nosso mundo possa ser um mundo de maior solidariedade e compaixão, para vencer assim a indiferença”. (JE)

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital