21/01/2015

Igreja italiana abrirá processo de beatificação de Chiara Lubich

O ato jurídico acontecerá no Centro Internacional dos Focolares, na Itália, onde Chiara viveu parte de sua vida e morreu em 2008

O ato jurídico acontecerá no Centro Internacional dos Focolares, na Itália, onde Chiara viveu parte de sua vida e morreu em 2008

Da redação, com Rádio Vaticano

No dia 27 de janeiro, às 16h, na Catedral de Frascati (Roma), o bispo dom Martinelli, dará início à causa de beatificação de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. O evento é aguardado por milhares de fiéis de todo o mundo e é o primeiro passo dos trâmites que podem levar ‘Chiara’ – como é conhecida a iniciadora do caminho eclesiástico – até os altares.

A escolha de Frascati, como informa uma nota do Movimento, ressalta “a eclesialidade do ato” no território onde está localizado o Centro internacional dos Focolares. Neste local,  Chiara Lubich viveu grande parte de sua vida; foi onde faleceu, em 14 de março de 2008, e onde se encontram seus restos mortais.

A cerimônia, que poderá ser vista ao vivo pelo site do Movimento, começará com as Vésperas e terá a leitura do decreto de introdução da Causa e do ‘nula osta’ da Santa Sé. Além da instituição do tribunal nomeado pelo Bispo, os juramentos do Bispo, dos membros do tribunal e da postulação.

Fama de santidade

Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares e primeira sucessora de ‘Chiara’, afirma que “o seu testemunho continua a atrair pessoas de todas as proveniências geográficas e sociais.

“Nos 6 anos passados desde a sua morte,  nos lugares aonde viveu e hoje descansa, passaram mais de 120 mil visitantes de diferentes continentes e tradições religiosas, Cardeais, Bispos, acadêmicos, políticos, famílias e jovens, movimentos, associações pessoas sem religião, crianças e adultos em busca de esperança”, testemunhou.

Chiara Lubich faleceu em 14 de março de 2008 em sua casa, aos 88 anos, na comuna italiana Rocca di Papa, província de Roma.

O início da causa ocorreu pouco mais de um ano após a apresentação do pedido formal ao Bispo de Frascati, feito em uma data significativa: 7 de dezembro de 2013, septuagésimo aniversário de fundação dos Focolares.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital