25/09/2015

Francisco fala aos religiosos e reza por vítimas de Meca

Papa Francisco fala sobre gratidão e trabalho e reza por vítimas de Meca em Manhattan

Papa Francisco fala sobre gratidão e trabalho e reza por vítimas de Meca em Manhattan

Rodrigo Luiz
Enviado especial aos Estados Unidos

Os religiosos participaram da Celebração das Vésperas, na Catedral de São Patrício. Gratidão e trabalho foram as duas palavras direcionadas aos consagrados. Além de convidar os religiosos a manifestarem a alegria pela vocação que receberam, o Papa reafirmou a importância da colaboração entre leigos e religiosos, ao lembrar que a Catedral de São Patrício foi edificada por pessoas de ambas vocações.

Centenas de padres, freiras e seminaristas ovacionaram a chegada de Francisco. Ao entrar pelo corredor central da Catedral, beijou crianças, abraçou idosos e recebeu flores. Em seguida, rezou em silêncio na Capela do Santíssimo Sacramento.

O clima de oração começa a tomar conta do país

 

À espera de Francisco, fiéis rezavam o terço na Catedral de São Patrício, em Nova Iorque. Antes de chegar à Igreja, o Papa percorreu as principais ruas da cidade e saudou pessoas ao longo do trajeto acompanhado do arcebispo local, o anfitrião Cardeal Thimoty Michael Dolan.

O Papa fez referência a atos de pedofilia cometidos por pessoas ligadas à vida religiosa, como “um período de grande tribulação”. Em sua reflexão, Francisco levou os participantes a fazerem memória do encontro pessoal com Jesus Cristo. “Somos capazes de enumerar a benção recebida ou a esquecemos?”, questionou. Ao falar sobre o espírito de laboriosidade, disse que a experiência com Deus leva o consagrado a servir o próximo como resposta do grande amor do Senhor.

Alertou sobre o risco de uma “espiritualidade mundana” marcada por tentativas de medir a eficiência da vocação por resultados financeiros. Destacou que Deus vê os frutos de fadiga dos religiosos e que o verdadeiro valor do apostolado é medido pelo espírito de renúncia de si mesmo. Outro risco é o zelo exagerado pelo descanso, esquecendo-se de se fazer próximo de quem mais precisa como os pobres, encarcerados. Aproximar-se dessas pessoas proporciona um verdadeiro descanso.

Pontífice manifesta gratidão especial às religiosas dos Estados Unidos

 

“Mulheres fortes e corajosas que se colocam na linha de frente da evangelização”, disse. “Amo vocês!”, concluiu emocionado e com voz embargada.

O Santo Padre recordou as mais de 700 vítimas de Meca, na Arábia Saudita. “Rezamos a Deus Todo Poderoso e Misericordioso”, pediu. Na sexta-feira, a agenda do Pontífice inclui visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), encontro com líderes de diferentes religiões no Memorial Marco Zero e uma missa campal.

Ao final, Cardeal Dolan recordou que a Catedral de São Patrício passou por reforma recentemente. Essa restauração é um sinal da obra que Deus deseja realizar no coração das pessoas.

 

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital