27/05/2015

Família é tema central de dia de estudo em Roma

Por ocasião do Sínodo da Família, bispos, teólogos, colaboradores da Cúria Romana e jornalistas se encontraram para discutir a temática familiar

Por ocasião do Sínodo da Família, bispos, teólogos, colaboradores da Cúria Romana e jornalistas se encontraram para discutir a temática familiar

Da Redação, com Rádio Vaticano

A família foi o tema central de um dia de estudos realizado em Roma nesta segunda-feira, 25. Estiveram reunidos bispos da Alemanha, França e Suíça, teólogos, colaboradores da Cúria Romana e jornalistas.

O encontrou foi realizado a convite dos presidentes das Conferências episcopais desses países; a reunião foi na Pontifícia Universidade Gregoriana, por ocasião do Sínodo sobre a família, de 4 a 25 de outubro próximo, no Vaticano.

 

Os 50 participantes discutiram os temas do próximo Sínodo sobre a família com o objetivo de enriquecer a reflexão sobre os fundamentos bíblicos e teológicos e de aprofundar a problemática no centro do debate atual sobre o matrimônio e a família.

 

Entre as discussões do encontro, esteve a teologia do amor, em particular sobre a sexualidade como linguagem do amor e dom precioso de Deus.

Outro tema em discussão foram as crescentes dificuldades encontradas pelo indivíduo na construção responsável da própria vida no complexo contexto pluralista das sociedades contemporâneas.

Trata-se de uma construção que se tornou mais delicada com o abandono dos valores tradicionais e em que os projetos pessoais e os juízos de consciência têm um peso importante.

As discussões e as explanações evidenciaram diferentes sensibilidades, bem como o fato de que o debate teológico sobre o futuro do matrimônio e da família é necessário e promissor.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital