11/09/2014

É preciso ser misericordioso para seguir Jesus, diz Papa

A homilia do Santo Padre enfatizou o ensinamento do amor sem limites deixado por Jesus no Evangelho.

A homilia do Santo Padre enfatizou o ensinamento do amor sem limites deixado por Jesus no Evangelho

Vida cristã é uma doação de si mesmo, até o fim, destacou Francisco / Foto: L'Osservatore Romano

Somente com um coração misericordioso é possível seguir Jesus, disse o Papa Francisco em Missa celebrada nesta quinta-feira, 11, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que a vida cristã não é auto-referencial, mas é doação até o fim, sem egoísmo. Somente assim será possível amar os inimigos, como Deus pede.

Francisco desenvolveu sua homilia a partir do Evangelho segundo Lucas, no qual Deus indica o caminho do amor sem limites. Jesus pede que os homens rezem por aqueles que os tratam mal e coloca em ênfase os verbos utilizados pelo Senhor: “amai, façais o bem, bendizei, rezai, não rejeitais”.

“É justamente dar a si mesmo, dar o coração justamente para aqueles que nos querem mal, que nos fazem mal, para os inimigos. Esta é a novidade do Evangelho”, disse o Papa, lembrando que os cristãos são chamados a amar os seus inimigos, a fazer o bem sem esperar nada em troca.

Francisco ressaltou que o Evangelho é uma novidade difícil de levar adiante, mas esse é o caminho cristão. E para seguir as vias indicadas por Jesus, fazendo o que Deus aconselha, é preciso ser misericordioso. “A vida cristã não é auto-referencial; é uma vida que sai de si mesma para dar-se aos outros. É um dom, é amor, e o amor não volta para si mesmo, não é egoísta: se dá”.

A misericórdia é um pedido de Jesus, que também pede para os homens não julgarem uns aos outros, não condenarem e saberem perdoar. Esta é a vida cristã, resumiu o Santo Padre. Pode parecer uma insensatez, disse, mas a vida cristã é, em certo sentido, insensata. “É renunciar àquela astúcia do mundo para fazer tudo aquilo que Jesus nos pede para fazer”.

Este é o caminho de Jesus: o da magnanimidade, da generosidade, da doação de si mesmo. Francisco reconheceu que ser cristão não é fácil; é algo que só se pode conseguir com a graça de Deus, não com as forças humanas.

“E aqui aparece esta oração que devemos fazer todos os dias: ‘Senhor, dá-me a graça de me tornar um bom cristão, uma boa cristã, porque eu não faço isso. (…) Peçamos ao Senhor a graça de entender o que é ser cristão e que Ele nos faça cristãos, porque nós não podemos fazer isso sozinhos”.

Fonte: Da Redação, com Rádio Vaticano

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital