05/04/2016

Dom Leonardo Steiner apresenta temas de trabalho da 54ª Assembleia Geral da CNBB

A cerimônia de instalação da Assembléia acontecerá amanhã, 6, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida

A cerimônia de instalação da Assembléia acontecerá amanhã, 6, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida

“A Assembleia Geral tem por finalidade a vivência colegial dos bispos do Brasil, sendo sinal de comunhão, unidade e vida fraterna. Nos reunimos para refletir sobre o momento atual da Igreja e buscar caminhos para anunciar o Evangelho. Trata-se de uma reunião de muito trabalho, estudos, oração e partilha”, explicou o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, em entrevista coletiva à imprensa, nesta terça-feira, 05. Confira a íntegra da coletiva em vídeo.

Profissionais jornalistas de diversos veículos de comunicação participaram da primeira coletiva de apresentação da 54ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento iniciará  amanhã, 06, e prosseguirá até 15 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Cerca de 320 bispos participarão da reunião anual do episcopado brasileiro.

Durante a coletiva, dom Leonardo Steiner apresentou aos jornalistas os principais temas de trabalho e a programação da 54ªAG, entre eles o tema central, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo”.

De acordo com o bispo, o texto sobre o laicato vem sendo estudado pelos bispos há três anos e agora será levado para apreciação e votação. “Desejamos, agora, refletir sobre o papel dos leigos e sua missão na vida da Igreja e da sociedade. Queremos pensar, também, como podemos ser mais atuantes na sociedade. O leigo está presente na cultura, na Igreja, na vida da política e da sociedade de forma real e concreta. Por isso, é preciso discutir como então anunciar o Evangelho nessas diferentes realidades com a presença dos leigos e com a força do Evangelho”, disse dom Leonardo.

Em um primeiro momento, haverá debates em grupo a respeito do texto sobre os cristãos leigos preparado pela Comissão para o tema central. Posteriormente, a redação será apresentada em plenário e, na sequência, votado; podendo receber emendas dos bispos e sugestões de ajustes.

Entre os temas prioritários, estão previstos, ainda, “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a conjuntura político-social, a mensagem “Pensando o Brasil: crises e superações” e as mudanças do quadro religioso no país. Dom Leonardo recordou que a CNBB sempre oferece contribuição pastoral à vida da sociedade brasileira, por meio das notas e mensagens da presidência da entidade.

“Eu creio que a maior incidência que os cristãos podem dar é na vida da sociedade, na política. Uma sociedade não vive sem uma política organizada e sadia. Precisamos de mais representantes que ajudem a pensar o Brasil em valores, na ética e no diálogo”, sugeriu o bispo.

Ao final da coletiva, dom Leonardo agradeceu aos profissionais de imprensa que farão a cobertura da 54ªAG  e pediu que “haja comunicação baseada na verdade”, destacando que “os meios de comunicação são importantes para elucidar a verdade do Evangelho”.

Programação 

A Assembleia Geral iniciará, amanhã 6 de abril, às 7h30, com missa na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida, presidida pela presidência da entidade, constituída do arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha; o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente, dom Murilo Sebastião Krieger; bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral, dom Leonardo Steiner.

A cerimônia de instalação da AG acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Diariamente, haverá coletiva de imprensa, às 15h.

O retiro dos bispos começará no dia 9 de abril, às 15h30, e terminará no domingo, 10, às 12h, com uma missa no Santuário de Aparecida.  O pregador será o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi.

No dia 12 de abril, terça-feira, às 18h, haverá sessão solene ecumênica. A cerimônia de encerramento da Assembleia será realizada no Centro de Eventos, no dia 15 de abril, às 10h30.

Contatos: imprensa@cnbb.org.br

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital