21/08/2017

Diocese de Quixadá, 46 anos de evangelização

No Sertão Central do Estado do Ceará, com celebração presidida por Dom Humberto Manzoni, na época Núncio Apostólico do Brasil, em 20 de agosto de 1971, a Diocese de Quixadá foi oficial e solenemente instalada.

No Sertão Central do Estado do Ceará, com celebração presidida por Dom Humberto Manzoni, na época Núncio Apostólico do Brasil, em 20 de agosto de 1971, a Diocese de Quixadá  foi oficial e solenemente instalada. Fruto do pontificado do Papa Paulo VI, teve seu território desligado da Arquidiocese de Fortaleza e a Sagrada Família de Nazaré como patrona.

A diocese foi criada em treze de março do mesmo ano e teve como primeiro bispo, em abril de 1971, Dom Joaquim Rufino do Rêgo, antes, presbítero da Diocese de Oeiras e contou inicialmente com um clero composto por sete padres religiosos e cinco diocesanos. Dom Rufino exerceu seu episcopado por quase quinze anos, período árduo na evangelização na região ordenou seis padres, deixando uma rico legado espiritual materializado, como o Centro Vocacional PioXII, hoje Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão.

Em 16 de março 1988, após dois anos de vacância, o Papa João Paulo II, elege o segundo bispo. Dom Adélio Tomasin, padre religioso, contemporâneo de São João Calábria, fundador da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. Bispo visionário, o seu episcopado ficou marcado no coração de muitos quixadaenses, sobretudo no campo espiritual, com a devoção à Virgem Maria sob o título de Rainha do Sertão e criação de um Santuário dedicado à mãe de Jesus, na Serra do Urucum, em Quixadá, da educação com a criação da Faculdade Católica Rainha do Sertão, hoje Centro Universitário Católica de Quixadá e da saúde, conseguindo recursos e tornando o Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José referência na região, atendendo uma grande demanda de pacientes.

Em três de janeiro de 2007, o Papa Bento XVI, elege Dom Angelo Pignoli, antes sacerdote da Diocese de Franca, em São Paulo. Com o lema: “Conhecerás a Verdade e a Verdade vos libertará”, Dom Angelo tomou posse em vinte e cinco de março de 2007 e exerce com muito vigor o seu pastoreio na Igreja Particular, que atualmente conta com vinte paróquias e duas áreas pastorais, divididas em quatro zonais, auxiliado por 33 padres e 1 diácono transitório. Marca espiritual mais atual do seu ministério em terras sertanejas foi a construção e benção da Capela da Misericórdia, gesto concreto do jubileu da misericórdia na diocese que está situado na sede da diocese.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital