31/01/2017

Detentos no Ceará são aprovados no Sisu 2017

Quatro presos garantiram vaga para os cursos de Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Telecomunicações, Química e Ciências Sociais.

Em meio à crise do sistema prisional, quatro internos de grandes unidades da Região Metropolitana de Fortaleza e da Cadeia Pública de Aracati conseguiram aprovação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Telecomunicações, Química e Ciências Sociais. Os detentos garantiram vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Um dos internos é Paulo Roberto, detento do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis). Ele passou para o curso de Química na UFC. “Já tinha iniciado um curso há uns dez anos e não tinha terminado por falta de dinheiro. Agora eu posso começar de novo e tentar uma oportunidade lá fora. E fazendo faculdade facilita muito”, comenta.

Os outros internos aprovados estão recolhidos na Cadeia Pública de Aracati, no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG) e na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III).

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), 34 internos do sistema prisional conseguiram a pontuação necessária para adquirir o certificado de Ensino Médio. Dos que serão certificados, 24 deles são de unidades da Região Metropolitana e dez de cadeias públicas do interior do Estado. O órgão inscreveu, em 2016, 1.382 internos no Enem PPL.

A preparação dos internos ocorre dentro das próprias unidades prisionais com aulas diárias, conforme a Sejus. A pasta afirma que são 154 turmas nos turnos da manhã e da tarde em funcionamento, além de aulões especiais e temáticos realizados às vésperas da realização do Enem PPL.

Para a titular da Sejus, Socorro França, a educação é um dos caminhos que precisam ser fortalecidos na ressocialização dos internos. “Nosso desejo é manter esse número em uma trajetória crescente. Com mais internos ocupados e trilhando um novo caminho para quando saírem da prisão”, ressalta.

Fonte:http://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2017/01/detentos-no-ceara-sao-aprovados-no-sisu-2017.html
0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital