30/05/2017

Conselho Episcopal Pastoral da CNBB delibera sobre a CF 2018

Os membros de uma das principais instâncias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) estão reunidos em Brasília (DF) nesta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, para tratar de uma pauta ampla de assuntos relacionados à ação evangelizadora da Igreja.

Os membros de uma das principais instâncias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) estão reunidos em Brasília (DF) nesta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, para tratar de uma pauta ampla de assuntos relacionados à ação evangelizadora da Igreja.

Trata-se da primeira reunião do Consep após a 55ª Assembleia Geral da Conferência. Os 12 bispos que presidem as comissões episcopais pastorais e a presidência da CNBB se dedicarão especialmente aos encaminhamentos sobre a Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema será “violência”.

Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Lenardo Ulrich Steiner, a CF 2018, cujo tema é “Fraternidade e superação da violência”, e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt, 23, 8), vai nos ajudar a recordar que, em Cristo, somos todos irmãos e irmãs. Na reunião, os bispos definirão o objetivo geral e os específicos, bem como a dinâmica da escolha do cartaz e hino e da própria campanha.

O Consep, órgão executivo das decisões pastorais da Assembléia Geral do Conselho Permanente da CNBB, vai aprofundar a análise de conjuntura brasileira e se debruçar também sobre os desdobramentos da 55ª Assembleia Geral da CNBB. Entre eles, o documento aprovado: “Iniciação à vida cristã”.

Dom Leonardo lembra que, após a 55ª Assembleia Geral, o desafio é ajudar as dioceses e igrejas particulares a realmente tomar nas mãos o documento e proporcionar que as comunidades, famílias, irmãos e irmãs, façam uma boa iniciação à vida cristã, como um verdadeiro itinerário, do discípulo missionário.

Além destes temas, o Consep, cuja atribuição é coordenar as atividades das Comissões Episcopais Pastorais e de outras comissões, grupos de trabalho e setores de atividade ligados à ação pastoral da CNBB, também aprofundará a exortação apostólica do Papa Francisco sobre a família: Amoris Laetitia, lançada em abril de 2016, como fruto dos sínodos dos bispos sobe a família, ocorridos em 2014 e 2015.

CF 2018
A primeira sessão do Consep foi dedicada a aprofundar e dar encaminhamentos à CF 2018, cujo objetivo é apresentar à Igreja e a Sociedade a questão da violência. “A superação da violência”, corrige padre Luís Fernando, coordenador de campanhas da CNBB. Ele ajudou os bispos na apresentação do processo de composição da linha geral de reflexão sobre o tema que inclui contribuição de especialistas a respeito do tema.

O tema será “Fraternidade e a superação da violência” e como lema da campanha, os bispos definiram a apresentação de um versículo do Evangelho: “Vós sois todos irmãos” (Mt, 23, 8). Os bispos dedicaram a manhã desta terça-feira ao estudo ao aperfeiçoamento da elaboração dos principais objetivos para a reflexão e de todo o trabalho pastoral e social que se faz durante o tempo da CF que se realiza no período da Quaresma.

Fonte:http://cnbb.net.br

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital