25/01/2016

Congresso Eucarístico Internacional acontece nas Filipinas até domingo

Encontro internacional acontece nas Filipinas pela segunda vez

Encontro internacional acontece nas Filipinas pela segunda vez

Da redação, com Agência Ecclesia

Até o próximo domingo, 31, acontece nas Filipinas, o 51.º Congresso Eucarístico Internacional (CEI), que tem como tema ‘Cristo em vós, a esperança da glória’. O evento começou ontem, 24.

O Arcebispo de Cebu, Dom José Palma, que acolhe o congresso, destacou a importância da escolha da Ásia para a realização do encontro.

“Nos últimos anos a Ásia tornou-se um dos grandes motores do crescimento global econômico e social, contudo, do ponto de vista religioso, ela continua a ser um continente que precisa ser evangelizado, onde a Igreja Católica é uma pequena minoria, apesar de ser o continente onde Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou”, destacou.

O 51.º Congresso Eucarístico poderia tornar-se “um espelho da Igreja asiática”, considera o arcebispo, adiantando que podia refletir a forma “como a Igreja Católica realiza a evangelização”.

“Como o congresso anterior, em que participaram representantes das diversas Igrejas e muitos peregrinos de todo o mundo”, acrescentou, evocando a 30.ª edição do Congresso Eucarístico Internacional, na Arquidiocese de Manila, em fevereiro de 1937.

Mensagem do Evangelho é necessária para a Ásia

Por sua vez, o presidente do Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais desenvolveu esta questão e observou que a mensagem do Evangelho e “da fé em Jesus”, professada pelas comunidades cristãs, “são importantes e necessários para a Ásia”.

“Devem ser apresentados de acordo com o tipo de diálogo que marcou as Igrejas do continente nas últimas três décadas”, contextualizou Dom Piero Marini.

Segundo o arcebispo italiano, o programa é efetivamente de diálogo com “as culturas, tradições religiosas e populações pobres”, de forma natural e óbvia, “é o enredo de reflexões pastorais do texto base.

“O documento reitera que a Eucaristia é fonte e ápice da missão da Igreja e identifica o valor acrescentado oferecido pela celebração da Eucaristia para uma missão empenhada em crescer essas enzimas do diálogo, da reconciliação, da paz e do futuro de que a Ásia está sedenta”, desenvolveu o presidente do Comité para o CEI.

Testemunhar a Eucaristia

Para o responsável, o congresso vai a Cebu recordar que “a missão é um intercâmbio de presentes entre quem anuncia e receber a mensagem do Evangelho”.

“Vão à cidade berço do cristianismo no Oriente para dar e receber, para evangelizar e ser evangelizados, para falar, mas também para ouvir”, referiu Dom Piero Marini.

O padre Victor Boccardi, membro deste comitê, disse ainda que este evento nas Filipinas, como o Dia Mundial da Juventude, da Família, entre outros, é um “apelo especial” para testemunhar que a Eucaristia “não é apenas uma fonte de vida para a Igreja”.

Com o tema ‘Cristo em vós, a esperança da glória’, o 51.º CEI em números conta com a participação de 20 cardeais, 50 bispos de outros nacionalidade e, pelo menos, 100 bispos filipinos que se vão reunir para a Assembleia Plenária da sua conferência episcopal, também em janeiro de 2016.

O Congresso Eucarístico Internacional foi precedido por um ‘Simpósio Teológico’, de 20 a 22 janeiro e o programa completo pode ser consultado no site oficial: www.iec2016.ph.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital