23/01/2015

Confissão é encontro com Deus que perdoa sempre, diz Papa

Papa explicou aos fiéis que confessar não é um juízo nem é ir à lavanderia tirar uma mancha, mas ir ao encontro do Pai misericordioso

Papa explicou aos fiéis que confessar não é um juízo nem é ir à lavanderia tirar uma mancha, mas ir ao encontro do Pai misericordioso

Da Redação, com Rádio Vaticano

A misericórdia divina foi o tema da homilia do Papa Francisco, na Missa celebrada nesta sexta-feira, 23, na Casa Santa Marta. O Pontífice reiterou que a confissão não é um “juízo”, mas um encontro com Deus, que perdoa e esquece todo pecado da pessoa que não se cansa de pedir a Sua misericórdia.

O “trabalho” de Deus é reconciliar, disse Francisco, comentando o trecho da Carta de São Paulo aos Hebreus, no qual o apóstolo fala da “nova aliança” estabelecida pelo Senhor com o Seu povo eleito.

Acesse
.: Outras homilias do Papa

O Deus que reconcilia, afirmou o Papa, escolhe enviar Jesus para restabelecer um novo pacto com a humanidade, e o fundamento desse pacto é o perdão. Um perdão que tem muitas características.

“Antes de tudo, Deus perdoa sempre! Não se cansa de perdoar. Somos nós que nos cansamos de pedir perdão, mas Ele não se cansa de perdoar. Quando Pedro perguntou a Jesus: ‘Quantas vezes eu devo perdoar? Sete vezes?’. ‘Não sete vezes: setenta vezes sete’. Isso sempre. Deus perdoa assim: sempre. Se você viveu uma vida de muitos pecados e, no final, um pouco arrependido, pede perdão, Deus perdoa imediatamente! Ele perdoa sempre”.

Mesmo assim, o Papa disse que há uma dúvida que poderia surgir no coração humano, sobre o “quanto” Deus está disposto a perdoar. Francisco esclareceu que basta se arrepender e pedir perdão. Não se deve pagar nada, porque Cristo já pagou pelo homem. O exemplo é o filho pródigo da parábola que, arrependido, encontra o abraço do pai.

“Não existe pecado que Ele não possa perdoar. Ele perdoa tudo. ‘Mas, padre, eu não me confesso, porque aprontei muito, mas tanto, que não receberei o perdão…’ Não, não é verdade. Deus perdoa tudo. Se você estiver arrependido, Ele perdoará tudo. Muitas vezes, Ele nem deixa você falar! Você começa a pedir perdão e Ele lhe faz sentir aquela alegria do perdão antes que você termine de contar tudo”.

Outro aspecto comentado pelo Papa foi o fato de que Deus faz festa quando perdoa o homem e esquece o pecado, pois o que importa para o Senhor é se encontrar com o homem.

Nesse ponto, Francisco sugeriu um exame de consciência aos sacerdotes dentro do confessionário. “Estão dispostos a perdoar tudo, a esquecer os pecados daquela pessoa?”. A confissão, mais do que um juízo, é um encontro, declarou.

“Muitas vezes, as confissões parecem um procedimento, uma formalidade : ‘Po, po, po, po, po… Po, po, po… Tudo mecânico! Não! Onde está o encontro? O encontro com o Senhor que reconcilia, que abraça e faz festa? E este é o nosso Deus tão bom! Devemos também ensinar: que as nossas crianças, os nossos jovens aprendam a se confessar bem, porque se confessar não é ir a uma lavanderia para retirar uma mancha. Não! É ir ao encontro do Pai, que reconcilia, que perdoa e faz festa”.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital