18/11/2016

Cardeais Parolin e Vegliò na FAO no Dia Mundial da Pesca

O Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e o Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Cardeal Antônio Maria Vegliò, participarão na próxima segunda-feira, 21, Dia Mundial da Pesca

O Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e o Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Cardeal Antônio Maria Vegliò, participarão na próxima segunda-feira, 21, Dia Mundial da Pesca, na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em Roma, do encontro que abordará a questão da escravidão moderna em alto-mar.

A indústria pesqueira mundial gera anualmente cerca de 135 bilhões de dólares dos rendimentos das exportações. Estima-se que ofereça trabalho e renda a um décimo da população mundial, sendo a fonte de 17% de todas as proteínas animais consumidas no mundo. Porém, a pesca tem também um lado obscuro: a falta de respeito pelos direitos humanos, como a pesca pirata, os conflitos nas áreas de pesca, trabalho infantil e forçado, e o tráfico de seres humanos.

Não obstante os progressos no campo nacional e internacional para promover a sustentabilidade da pesca e combater esses problemas, as medidas de proteção do trabalho permanecem inadequadas ou inaplicadas. Isso significa que o mesmo setor que oferece oportunidades para as comunidades costeiras pode também contribuir para vitimar as pessoas mais vulneráveis da sociedade.

A iniciativa promovida pela FAO e Santa Sé sobre o tema “A violação dos direitos humanos no setor da pesca e da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada”, fará um apelo aos países, às organizações internacionais, às organizações de categoria e à indústria pesqueira para trabalhar juntos a fim de promover os direitos humanos e garantir um trabalho digno neste setor econômico e de produção alimentar.

Na abertura do encontro, os representantes do Vaticano levarão uma mensagem da Santa Sé centralizada nas questões dos direitos humanos no setor da pesca.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital