29/08/2017

A dimensão eclesial

A Mensagem de Fátima é um convite à oração e à penitência que nos levam à conversão.

A Mensagem de Fátima é um convite à oração e à penitência que nos levam à conversão. É também um apelo à reparação dos nossos pecados. Podemos, então, afirmar que a mensagem trazida por Nossa Senhora possui uma dimensão eclesial, pois a Igreja, como corpo místico de Cristo, possui um caráter reparador permanente.

A dimensão eclesial

A oração e a penitência que o Anjo e a Virgem Maria pediram evidenciam essa dimensão eclesial, pois nos une a Cristo, cabeça da Igreja. Seus apelos nos conduzem à vivência dos sacramentos e à prática dos sacramentais, bem como à piedade popular, que são realidades intrínsecas à Santa Igreja Católica. A Mensagem de Fátima nos leva, especialmente, a uma profunda veneração à Santíssima Virgem, pois “Maria não é só modelo e figura da Igreja, ela é muito mais do que isso. Com efeito, ‘ela coopera com amor de mãe para a regeneração e formação’ dos filhos e filhas da mãe Igreja. A maternidade da Igreja realiza-se não só segundo o modelo e a figura da Mãe de Deus, mas também com a sua ‘cooperação’.” (RM 44)

As aparições de Fátima foram acolhidas pelos Papas desde o século XX, que as reconheceram como dignas de crédito e, por isso, devem ser acolhidas com gratidão pelos fiéis. Desde o Papa Pio XII, que foi ordenado bispo, no dia 13 de maio de 1917, exatamente no dia da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, até o nosso atual Papa Francisco, vemos o apreço que a Igreja, por meio dos sucessores de Pedro, têm demonstrado aos apelos urgentes da Santa Mãe de Deus, verbalizados para todo o gênero humano em Fátima, Portugal, “terra de Santa Maria”.

Pio XII foi o primeiro Papa a consagrar a Santa Igreja e o mundo ao Imaculado Coração de Maria, no dia 31 de outubro de 1942, conforme o pedido de Nossa Senhora.

O Beato Papa Paulo VI, de venerável memória, em pleno Concílio Vaticano II, no dia 21 de novembro de 1964, renovou essa consagração ao Imaculado Coração de Maria, sendo ele o primeiro Papa a visitar Fátima, em 13 de maio de 1967, por ocasião dos 50 anos das aparições.

Papa São João Paulo II foi o próximo Pontífice a visitar Fátima, em 13 de maio de 1982, para agradecer a Nossa Senhora por lhe ter salvo a vida, após o atentado que sofreu no dia 13 de maio do ano anterior; depois, tornou a visitar Fátima, em 13 de maio 1991, para agradecer as significativas mudanças do leste europeu; e, em 13 de maio de 2000, fez a sua última visita para beatificar Francisco e Jacinta e para dar a conhecer a terceira parte do segredo.

O segredo de Fátima

Sobre o segredo de Fátima, que se trata de um único segredo dividido em 3 partes – sendo a primeira a visão do inferno; a segunda a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a consagração da Rússia (estas duas partes escritas pela Ir. Lúcia, em 1941, foram logo conhecidas); e a terceira, que diz respeito à perseguição da Igreja por parte de governos ateus. O atentado ao Papa e o futuro do mundo foi escrita pela Irmã Lúcia em 1944. Guardada, primeiramente, pelo então bispo de Leiria, em Fátima, e entregue, em 1957, ao Arquivo Secreto do Vaticano – como já foi dito acima, esta parte do segredo foi revelada em maio de 2000.

No dia 26 de junho deste mesmo ano, a Congregação para Doutrina da Fé, na pessoa do então Cardeal José Ratzinger, publicou um profundo Comentário Teológico sobre o segredo de Fátima, levando-nos a crer que a mensagem trazida por Maria Santíssima, em Fátima, ficara totalmente revelada e que esta possui um cunho sempre atual e universal, pois nos convida à oração e à penitência que nos levam à conversão, ou seja, ao coração do Evangelho.

Neste ínterim, entre maio de 1981 a maio de 2000, João Paulo II fez a consagração da Igreja e do mundo ao Imaculado Coração de Maria, em 25 de março de 1984, na praça de São Pedro, em união com os bispos do mundo inteiro, conforme o pedido de Nossa Senhora. Essa consagração foi conforme Nossa Senhora havia pedido por ter sido feita em comunhão com os bispos, como afirmou Irmã Lúcia.

Papa Bento XVI também visitou Fátima, em 13 de maio de 2010, por ocasião dos 93 anos das aparições de Nossa Senhora e para celebrar os 10 anos de beatificação de Francisco e Jacinta. Nessa ocasião, ofereceu à Santíssima Virgem uma Rosa de Ouro. A primeira Rosa de Ouro fora enviada a Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelo Beato Papa Paulo VI por meio do seu legado, o cardeal Fernando Cento, por ocasião da peregrinação aniversária de 13 de maio de 1965. Na cerimônia da bênção da Rosa de Ouro, em 28 de março de 1965, Papa Paulo VI enfatizou o seu profundo valor ao afirmar: “Dizíamos que a rosa é a púrpura dos canteiros e esta é o símbolo da penitência.” (vatican.va)

Em 13 de maio de 2017, por ocasião dos 100 anos das aparições de Fátima, o Papa Francisco também se fez presente na Cova da Iria e canonizou os bem-aventurados Francisco e Jacinta Marto, oferecendo para Igreja e para o mundo esses dois modelos de santidade a serem imitados, eles que tanto rezaram e ofereceram sacrifícios pelos sucessores de Pedro.

A Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, parte integrante da Mensagem de Fátima, é um apelo à reparação e ao cumprimento da promessa que Nossa Senhora havia feito aos pastorinhos na aparição do dia 13 de julho de 1917: “Virei pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados.” (In Memórias da ir. Lúcia p 177)

Quando apareceu com o Menino Jesus para Irmã Lúcia, em Pontevedra, Espanha, no dia 10 de dezembro de 1925, Nossa Senhora cumpriu sua promessa: “Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que, durante cinco meses, ao 1° sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas” (In Memórias da Ir. Lúcia p. 192).

A devoção no santuário

O Santuário do Pai das Misericórdias acolheu este apelo de Nossa Senhora, e convida você a participar desse momento mariano, em cada primeiro sábado do mês. O primeiro sábado do mês de setembro será no dia 2.

Viveremos esse momento da Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, iniciando às 10h, com a oração do Terço; depois, faremos uma catequese sobre a Mensagem de Fátima; em seguida, os 15 minutos de Meditação da Palavra. Às 12h, teremos Missa votiva a Nossa Senhora. Para confessar-se, o peregrino pode ir aos nossos confessionários, ou onde lhe for mais acessível. Em cada ato reparador, devemos colocar a intenção de reparar o Imaculado Coração de Maria.

Tendo em vista a dimensão eclesial da Mensagem de Fátima, somos chamados a nos comprometer como filhos da Igreja a propagar a Mensagem de Nossa Senhora numa atitude de acolhimento e gratidão pela sua preocupação com o gênero humano. Que, a exemplo dos santos Francisco e Jacinta Marto, tornemo-nos almas santas e reparadoras, que, em tudo, buscam consolar os corações de Jesus e de Maria, por meio da oração e da penitência como via de conversão e reparação dos nossos pecados, pois é a isso que a Mensagem de Fátima nos convida.

Áurea Maria,
Comunidade Canção Nova

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital