23/04/2019

25 Anos da Renovação Carismática Católica na Diocese de Quixadá

As cidades da Diocese onde a corrente de graça está presente estarão vivendo em comunhão vinte e cinco horas de Adoração em louvor e intercessão pelos vinte e cinco anos vividos e em preparação ao que o Senhor ainda fará, que se dará do dia 26 para o dia 27 de abril.

25 Anos da Renovação Carismática Católica na Diocese de Quixadá

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Quixadá, Sertão Central do Ceará, celebra neste 17 de abril de 2019, os seus vinte e cinco anos, dentro do período da Semana Santa, data que será marcada pela gratidão na presença de Jesus na Eucaristia, em Adoração. As cidades da Diocese onde a corrente de graça está presente estarão vivendo em comunhão vinte e cinco horas de Adoração em louvor e intercessão pelos vinte e cinco anos vividos e em preparação ao que o Senhor ainda fará, que se dará do dia 26 para o dia 27 de abril. Dentro desta ocasião celebrativa, também estão previstas noites de louvor e Missa em ação de graças em datas diversas ao decorrer do mês.

A RCC tem sido uma manifestação da bondade de Deus e do poder do Espírito Santo em todos os anos de presença do movimento na região. Na oportunidade em que acontecem os grupos de oração e o serviço nos ministérios, o Senhor promove encontros entre os irmãos das mais diversas idades. O encontro com o Amor de Deus vem transformando os corações que acolhem seu chamado. O exercício dos Carismas é o meio pelo qual o Espírito renova todas as coisas, promovendo através do Batismo no Espírito Santo a Vida Fraterna.

’’A Renovação Carismática Católica na Diocese de Quixadá como corrente de graça passa a ser percebida, sentida de forma mais concreta, a partir de maio de 1991, por ocasião da Fundação da Comunidade Shalom nesta Diocese, que passou, a partir daí, a semear a Cultura de Pentecostes. Em Quixeramobim, isso aconteceu a partir de 1994, por meio de um jovem chamado Antônio de Pádua Costa de Almeida, em virtude de uma experiência pessoal que viveu no evento Queremos Deus, realizado em Fortaleza/Ceará. Ao retornar desse encontro, sentiu um grande desejo de servir ao Senhor.  Como fruto disso, neste mesmo ano, iniciou um grupo de animação litúrgica nesta cidade, chamado: Cante com a gente, faça Jesus Contente, que alguns meses depois gerou o primeiro Grupo de Oração enquanto movimento eclesial da RCC, chamado Renovação para a Libertação. A partir daí aconteceu o Seminário de Vida no Espirito Santo e o nascimento dos primeiros ministérios: intercessão, música e pregação. Em seguida, a realização dos primeiros congressos diocesanos na cidade de Quixeramobim.  Após os congressos, o Espírito Santo foi fomentando nas cidades vizinhas o desejo de levar esta experiência, mais precisamente nas cidades de Madalena e Banabuiú.  E, com isso, a Renovação Carismática foi se estruturando na nossa Diocese, sendo uma grande bênção hoje para toda a Igreja na Diocese de Quixadá.

O primeiro coordenador diocesano da RCC eleito foi Pádua Costa, que permaneceu até 2008. Em seguida, vieram os seguintes mandatos: de 2009 – 2012: Evanguiberto Nobre, da cidade de Banabuiú, seguido por Maria Mônica Pereira, de Quixeramobim, no período de 2013 a 2014. De 2015 a 2018, Maria Iolanda de Almeida, de Madalena, e, atualmente, Tatiane Nogueira Leal, no biênio de 2019 a 2020. Durante esses tempos, a RCC vem gerando grandiosos frutos, com missões realizadas com muito zelo e responsabilidade em toda a Diocese.  Pode-se citar:

MISSÕES EVANGELIZADORAS/EVENTOS:

– De 1994 até 1999 – Retiro de Carnaval organizado pela Comunidade Católica Shalom em Quixadá (que acontece anualmente);

– 2000 – I Retiro de Carnaval organizado pela RCC da Diocese em Quixeramobim (Alegra-te, a partir de 2015 aconteceu o I Renovar em Quixeramobim, no Colégio Nossa Senhora do Rosário, que faz parte desta história de Amor);

– 1998 – Início do Cenáculo com Maria, em homenagem à festa de Nossa Senhora Aparecida no ginásio da AABB, com a recitação do Santo Rosário ao longo do dia, reunindo as diversas expressões pastorais da Igreja. Hoje acontece no Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, sob a coordenação da Comunidade Mariana Oásis da Paz.

– 1998 – Início do Congresso Diocesano, com o tema “Vigiai e Orai” e a participação da Missionária Suely Façanha (CS).

– 2003 – Início do Grupo de Oração Fonte de Luz, na cidade de Madalena, sob a coordenação de Rita.

– 2003 – Início do Grupo de Oração Mensageiro de Cristo, na cidade de Banabuiú, sob a coordenação de Evanguiberto.

– 2012 – Início do Grupo de Oração Filhos do Imaculado Coração, em Palmatória (Itapiúna), sob a coordenação de Vilalta.

Em tudo, podemos professar: o Senhor está a fazer uma nova Obra, estamos vendo com alegria e renovada esperança o seu ’’Amor sendo derramado sobre os corações’’ (Rm 5,5). Ele está manifestando a Sua compaixão pelo povo que sofre, Ele está percorrendo as cidades e aldeias da Diocese, ensinando, pregando e curando os corações.  Anunciamos o Reino dos Céus que está próximo, acreditando que Deus proverá através da prudência e da simplicidade, formando os Seus servos e resgatando os seus membros (Mt 9,35-38). Ele disse, Ele fará!

Bendito seja Deus por esta história de Amor, pois assim Ele visitou e libertou Seu povo. Que a Paz de Cristo e a Alegria de Maria conduzam esta Diocese na graça de um novo e permanente Pentecostes, gerando conversão sincera e uma fecunda vida fraterna!

1 Comentário
  1. Vilauta Maria dos Santos Freitas disse:

    QUE JESUS CRISTO NOSSO SALVADOR RESULTADO E O FOGO ABRASADOR DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS ❤️ POSSA CONTINUAR DERRAMANDO BENÇÃOS GRAÇAS PARA TODOS NÓS DA FAMÍLIA RCC QUIXADÁ

Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital