02/10/2018

Santo Anjo do Senhor

por

“Os santos anjos são nossos amigos, nossos zelosos guardadores, a eles fomos confiados pela piedade Divina. Devemos a cada dia crescer na amizade com eles para que nos ajudem na caminhada rumo ao céu.” (ESMSB 121)

No dia 2 de outubro, a Igreja celebra a festa dos Santos Anjos da Guarda. A existência dos anjos é um dogma de fé confirmado pelo Primeiro Concílio Ecumênico em Niceia (325) e no Concílio de Latrão IV (1215).

Os anjos são mencionados mais de 300 vezes na Bíblia, e o Catecismo afirma sem hesitação a sua existência. Mas quem são os Anjos?

  1. Os anjos são criaturas de Deus, ou seja, não são deuses.
  2. São criaturas espirituais. Eles não têm corpo, por isso são invisíveis.
  3. São imortais.
  4. São seres dotados de sabedoria, vontade própria, liberdade, personalidade e individualidade. Nenhum anjo é igual a outro.
  5. Têm um intelecto muito mais desenvolvido que o nosso, podem prever certos acontecimentos futuros que dependam de leis naturais. Não são oniscientes, mas por revelação de Deus eles podem ter conhecimento sobre acontecimentos futuros que sejam imprevisíveis. São Tomás nos afirma que “O intelecto angélico é um verdadeiro quadro pintado ou melhor ainda, um espelho vivo que o anjo precisa apenas contemplar para conhecer as coisas naturais deste mundo”.
  6. Contemplam Deus face a face pois estão sempre na presença de Dele glorificando-o sem cessar, como Jesus nos fala: “seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).
  7. São mensageiros de Deus. O Catecismo citando Santo Agostinho diz: “Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber a natureza? Espírito. Desejas saber o ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito; pelo que faz, é anjo (anjo=mensageiro)” (CIC 329).
  8. Ajudam os homens em vista da salvação e é nisso que consiste a “guarda” dos anjos. Eles têm a missão de proteger e conduzir o fiel à vida eterna, mas claro que também nos protegem dos perigos terrenos. Porque Deus nos ama com amor infinito, os anjos também nos amam e querem a nossa salvação. “Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?” (Hb 1, 14).
  9. Pertencem a Jesus Cristo. Ele é o centro da vida dos anjos. “Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e invisíveis. Trono, dominações, principados e potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1, 16).
  10. Eles nos conhecem, pois nos acompanham desde a nossa concepção. Vivendo fora do tempo, eles sabem tudo o que aconteceu em nossas vidas e sabem fatos que nos influenciam, que até mesmo nós não conhecemos.
  11. Eles nos inspiram. Uma vez que aceitamos Jesus e que buscamos a salvação, o nosso anjo será um grande auxílio, nos livrando do mal e do pecado que nos afastam de Deus. Assim, eles falam ao nosso coração através de inspirações, moções, vontades, discernimentos, e palavras de sabedoria.

Como podemos crescer na amizade com o nosso anjo da guarda?

Temos, primeiro, que tomar consciência da sua existência, apreciando o que a Igreja nos ensina sobre eles. Depois, temos que adquirir a capacidade de escutá-lo e abrir-nos ao mistério da sua presença ininterrupta em nossas vidas, fazendo algo que lhes agrada como: cultivar o silêncio, a paz, a pureza e a simplicidade; visitar o Santíssimo Sacramento, onde os Anjos estão continuamente em adoração; dirigirmo-nos a ele em nossas orações; oferecer-lhe a prontidão de nos comprometer e de nos deixar guiar por ele; fazer obras de misericórdia espirituais e corporais; venerar a Santíssima Virgem Maria que é a Rainha dos Anjos; incentivar as pessoas a venerarem os Santos Anjos e invocá-los com confiança!

“Os santos anjos são nossos amigos, nossos zelosos guardadores, a eles fomos confiados pela piedade Divina. Devemos a cada dia crescer na amizade com eles para que nos ajudem na caminhada rumo ao céu.” (ESMSB 121)

Que Deus os abençoe e Maria os guarde!

Ávilla Alves

Noviça na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Crato

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9 9914-0129 Notoris - Agência Digital