03/04/2018

O que é e como viver a Oitava da Páscoa?

por Bruno Paz

A Oitava de Páscoa é a primeira semana desses cinquenta dias e deve ser vivida como um único dia solene. A Igreja nos convida a viver esta semana com o mesmo espírito do Domingo da Ressurreição, colhendo as mesmas graças.

Passado o Tempo da Quaresma, período de preparação para a Ressurreição do Senhor, entramos no Tempo Pascal. O período entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes compreende cinquenta dias que devem ser celebrados com grande alegria e exultação. São Paulo já nos dizia que se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria a nossa fé (cf. 1Cor 15, 14). A Ressurreição de Cristo é, portanto, o ponto central da fé que hoje professamos, e precisamos celebrá-la com maior solenidade, pois esta que é a maior de todas as nossas festas.

A Oitava de Páscoa é a primeira semana desses cinquenta dias e deve ser vivida como um único dia solene. A Igreja nos convida a viver esta semana com o mesmo espírito do Domingo da Ressurreição, colhendo as mesmas graças. Esse prolongamento acontece para que esse tempo especial de graças, que é a páscoa de Cristo, se estenda por mais oito dias. Assim, o povo de Deus poderá aproveitar as copiosas bênçãos vindas do Céu.

Na Páscoa, o Céu beija a terra e derrama sobre ela bênçãos copiosas. É um tempo de grande alegria espiritual, o qual devemos vivê-lo unidos a Cristo Ressuscitado, que transborda sobre nós os méritos de Sua Redenção. É tempo de renovar a nossa fé na certeza de que Cristo nos libertou do poder das trevas e, assim, podemos vencer todos os nossos vícios e pecados. É tempo de reassumir nosso compromisso como batizados e anunciar ao mundo a alegria da Ressurreição de Cristo e que somente nEle há salvação.

Só poderão se beneficiar destas graças e bênçãos especiais aqueles que buscarem pela fé tais benefícios. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe” (cf. Lc 11, 9). Não deixemos passar desapercebido esse tempo forte de graças. Peçamos à Nossa Senhora que nos ajude a lucrar da melhor forma possível todos os benefícios da Redenção de Seu Filho!

Feliz Páscoa! Que Deus os abençoe e Maria os guarde!

 

 

Bruno Paz Farias

Consagrado na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Seminarista, 3° ano de Teologia, da diocese de Quixadá

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital