19/09/2020

Maria Santa e Fiel

por Ávilla Alves

“Junto à Cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa” (Jo 19, 25-27).

Maria Santa e Fiel

 

“Junto à Cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa” (Jo 19, 25-27).

Nessa passagem podemos observar que João era o discípulo que Jesus amava e, então, a ele confiou a Sua Mãe. Assim também acontece conosco: Jesus, para aquele que ama, dá o melhor presente, a sua Mãe. Todos aqueles que amam a Maria, devem ter a convicção de que são muito amados por Jesus, são prediletos. Também, quanto mais se tem amor à Santíssima Vigem, mais o Senhor tem predileção pela pessoa. São João Damasceno disse: “Ser devoto vosso, ó virgem Maria, é uma arma de salvação que Deus concede àqueles que quer salvar”. Tenha convicção de que se você hoje é consagrado(a), devoto(a) e se confia a Maria, se você ama a Santíssima Virgem, Deus quer salvar a sua alma.

Jesus disse à Santa Margarida Maria Alacoque: “Confiei-te ao coração da minha mãe para que ela te forme segundo os meus desejos”. Não é Maria que nos apresenta a Jesus, é Jesus que nos apresenta a Maria, para que ela nos santifique e nós possamos nos apresentar a Jesus em estado de santificação total. Para conseguir uma forma perfeita, é muito mais fácil obtê-la por meio de um molde do que tentar esculpi-la a partir do nada. Nós temos esse molde: Maria!

Quando Maria vê que alguém se dá inteiramente a ela para honrar e servir, despojando-se do que tem de mais querido, Ela doa-se também inteiramente e de uma maneira inefável a quem tudo lhe deu. Ela submerge-o no abismo de sua graça. Ela se torna o seu tudo perante Jesus. Quando uma pessoa se entrega à Nossa Senhora, Ela se entrega também a essa pessoa.

Em sua aparição, Nossa Senhora de Fátima disse: Para salvar as almas do inferno, Meu Filho Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Ser devoto de Maria é um prejuízo muito grande ao inferno. A invocação do nome Maria é o meio mais seguro para superar todos os ataques do demônio, pois o poder da Santíssima Virgem Maria faz tremer os espíritos maus. Um suspiro de Maria é mais forte do que a intercessão de todos os santos e ela pode arrancar a alma que ela quiser da mão do demônio.

Certa vez, em um exorcismo, um demônio disse a São domingos de Gusmão: você é o homem mais odiado da face da terra porque você nos arranca almas com as pregações sobre o Rosário.  Nas crônicas de São Domingos de Gusmão, este conta que, “perto de Carcassone, onde pregava o Santo Rosário, a alma dum infeliz herético (albigense) estava possessa de quinze mil demônios. Estes foram, por ordem da Santíssima Virgem e para a própria confusão, obrigados a confessar grandes e consoladoras verdades sobre a Devoção a Nossa Senhora: “Agora, que nós somos forçados a falar, também lhe diremos isto: ninguém que persevera ao rezar o Rosário será condenado, porque ela obtém para seus servos a graça da verdadeira contrição por seus pecados e por meio dele, eles obtêm o perdão e a misericórdia de Deus”.

O Rosário é o meio de salvação dos mais poderosos e eficazes que nos é oferecido pela Divina Providência contra Satanás e seus demônios, que procuram perder as almas. A Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alain de la Roche que, depois do Santo Sacrifício da Missa, que é o primeiro e mais vivo memorial da Paixão de Jesus Cristo, não havia devoção mais excelente e excelsa que o Rosário, que é como que um segundo memorial e representação da vida e da Paixão de Jesus Cristo.

Todos os santos eram marianos, todos eles afirmavam com veemência a importância de Maria na salvação das almas. Padre Pio dizia que o atalho para o céu é a Virgem Maria. São Bernardo disse que Maria não abandona nenhum dos seus devotos. São Francisco de Sales pediu: “Amai nossa Senhora e fazei com que a amem”. São Boa ventura disse que Deus poderia ter criado um mundo melhor, mas jamais uma mãe superior à Virgem Maria. Santo Afonso Maria de Ligório afirmou: “Todos aqueles que se empenham em divulgar as glórias da Virgem Santíssima, têm o Céu assegurado”. Santa Teresa de Jesus exclamou: “Grande coisa é o que agrada a Nosso Senhor qualquer serviço que se faça à sua Mãe”. São João Paulo II disse: “Nos deste a Tua Mãe como nossa, para que nos ensine a meditar e adorar no coração. Ela, recebendo a Palavra e colocando-a em prática, fez-se a mais perfeita Mãe”.

Conta-se nas Crônicas Franciscanas que Frei Leão viu uma vez em visão duas escadas, uma branca e outra vermelha. Reparou como alguns tentavam subir pela escada vermelha. Mas caíam logo depois de subirem alguns degraus; tornavam a subir e outra vez caíam. Foram avisados de que deviam subir pela escada branca, e por essa os viu subir felizmente, e quando começavam a se cansar uma mão os puxava para cima e assim chegavam seguros ao paraíso. Quando a visão se abriu, Frei Leão viu que a mão era de Maria.

O caminho mais fácil, mais rápido e mais seguro para o céu é por meio de Maria. São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, ensina que a “Virgem Maria é necessária a Deus, por Sua vontade e desígnio, para que os homens alcancem a salvação” (cf. TVD 39). Ele ainda afirma que, “como a respiração é sinal inconfundível de que o corpo não está morto, o pensamento assíduo e a invocação amorosa de Maria é um sinal certo de que a alma não está morta pelo pecado” e que “foi por meio de Maria que Jesus Cristo veio até nós e é por meio dela que nós devemos ir a ele”.

Se através da Virgem Maria o Verbo se fez carne, ele também continua a se encarnar em nossas vidas por meio de Nossa Senhora. A devoção à Virgem Maria não impede, mas auxilia os cristãos a adorar e servir a Nosso Senhor Jesus Cristo. É na imitação a Maria que os devotos encontram verdadeiramente a sua felicidade. É este o sinal infalível da sua predestinação como lhes assegura esta boa Mãe: “Bem-aventurados os que praticam as minhas virtudes e caminham nas pegadas da minha vida, com o auxílio da divina graça”.

Não permita que ninguém lhe tire o amor por Maria. Seja você consagrado(a) ao Imaculado coração de Maria. Reze o Rosário. Deixe-se ser moldado por Maria. Que Maria possa reinar nas nossas vidas porque assim Jesus será o centro dos nossos corações.

Ávilla Alves

Noviça na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixadá

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9 9914-0129 Notoris - Agência Digital