Como fortalecer-se para vencer os desafios
por Mariella SilvaDeus nos convida a vencer os desafios fortalecidas pela alegria “A alegria do Senhor é nossa força” (Neemias 8,10). Esse versículo bíblico é tema de músicas, retiros, cartazes e outras situações, e pode ser considerado estratégico, diante da amplitude de sentidos que nós mulheres podemos A palavra “força“, no dicionário, tem diferentes significados, e a […]
Deus nos convida a vencer os desafios fortalecidas pela alegria
“A alegria do Senhor é nossa força” (Neemias 8,10). Esse versículo bíblico é tema de músicas, retiros, cartazes e outras situações, e pode ser considerado estratégico, diante da amplitude de sentidos que nós mulheres podemos
A palavra “força“, no dicionário, tem diferentes significados, e a partir deles podemos refletir sobre como a alegria nos fortalece. Força é aquilo que faz mover algo ou alguém, um impulso, algo que tem poder, que se impõe; um agente físico que pode alterar o estado de repouso ou de movimento uniforme de um corpo.
A alegria de sermos filhas de Deus nos impulsiona e nos tira do lugar, muda-nos de rumo, incita-nos a ser melhores. É impossível que alguém tenha uma experiência pessoal com Jesus e queira continuar levando uma vida morna. Ao contrário, reconhecer-se amado por Deus tira-nos do comodismo e passamos a fazer a diferença no mundo, a começar pela alegria.
Força é, também, a capacidade de impressionar; de causar impacto numa obra artística; é um vigor. A alegria de sermos filhas de Deus transparece aos que estão conosco, ao nosso redor, impressiona, incomoda e contagia. Se alguém já lhe disse alguma vez: “Nossa, você parece não ter tristeza”; “Nossa, você é feliz assim todo dia?” ou mesmo: “Conte-me o que você toma para ser feliz assim”. Essas reações podem ser sinal de que você entendeu que a alegria do Senhor é a nossa força. E não se trata de ser falsa, esconder suas tristezas ou viver mascarando os problemas. Não! Viver a alegria do Senhor como nossa força é não se deixar abater pelos desafios cotidianos, viver de fé e acreditar que, mesmo em meio às dificuldades, algo bom acontecerá.
Todos os dias somos desafiados a ser melhores. Em casa, no trabalho, com os amigos, nos relacionamentos, nos estudos; por onde passamos existe uma competitividade que nos ronda, independente da nossa vontade. Os desafios são muitos e não começam fora de nós, mas é uma luta inicialmente de nós com nós mesmos. Como cristãs, somos chamadas a ir ao encontro do outro, vencer a mulher velha, quebrar as correntes que nos aprisionam e sermos melhores do que fomos ontem.
É duro, é difícil e exige força
Outro significado da palavra força é “característica psicológica do que não deixa-se abater, nem dominar; e tem firmeza nas decisões”. Claro que temos muitas tristezas no dia a dia, mas viver a alegria do Senhor é crer que nada, nem mal nenhum é maior do que a alegria de ser chamada filha de Deus. É decidir-se pela alegria, mesmo na dor.
Outra definição de força tem relação com a eletricidade, que move o nosso mundo atual, as tecnologias que levam, por exemplo, luz e modernidade aos diferentes rincões do mundo. A alegria do Senhor possibilita que sejamos a transformação da sociedade, luz para onde a vida era limitada, sem visão; é tornar acessível aos outros a riqueza dos ensinamentos de Jesus, pelo nosso testemunho de vida, muitas vezes, sem dizer uma só palavra, apenas com um sorriso, um gesto alegre, uma caridade verdadeira sem esperar recompensa.
Viver a alegria do Senhor como nossa força não significa que nunca haverá choro, tristeza ou dor. Os desapontamentos fazem parte da vida, mas eles não podem ser maiores do que a alegria. A tempestade nunca é eterna, e mesmo em meio ao choro, é importante não perder de vista que a alegria do Senhor nos fortalece. Sem minimizar os casos patológicos de tristeza, que requerem acompanhamento de profissionais da saúde, Deus nos convida a vencer os desafios e fortalecidas pela alegria.
A propósito, uma boa maneira de refletir sobre a alegria do Senhor, aquela que nos fortalece, é meditar o santo terço, em especial os mistérios da alegria. É nítida a força de Nossa Senhora, que diz ‘sim’ ao projeto de Deus para a Sua vida. Serva, vai ao encontro de Isabel, Ela dá à luz sem qualquer conforto, escuta a profecia de Simeão na apresentação do bebê Jesus, e vive a perda e o encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei. Cinco situações que poderiam ser de tristeza, dor e aflição, mas sobre as quais não há qualquer relato bíblico indicando a angústia de Maria. Que Ela interceda por nós, para que sejamos mulheres fortalecidas na alegria do Senhor para vencer os desafios.
0 Comentários