19/08/2019

Além da regra

por

Para finalizar, quero dizer que somente o Amor pode nos tornar perfeitos e nos fazer ir além da regra. Só que amar é o maior desafio da humanidade.

A Nossa vida é regida por regras. Estas, em sua grande maioria, buscam nos ordenar para o bem. Temos as leis civis, de trânsito, de ética, as regras da nossa casa, da nossa Comunidade, os 10 Mandamentos, etc. Mas o que desejo meditar contigo hoje, são as regras, leis e mandamentos que a nossa Igreja nos convida a obedecer para o nosso próprio bem.

Os 10 mandamentos da lei de Deus, os 5 da Igreja e as regras das instituições religiosas, são maravilhas para a nossa vida, pois nos mostram o caminho que precisamos seguir para agradar a Deus. Eu percebo, porém, que quando nos deparamos inicialmente com elas ficamos encantados (ou temos um breve choque que aos poucos se transforma em encantamento à medida que buscamos a obediência) e as vivemos com grande ardor e amor. Só que a bendita da rotina vai nos esfriando até chegarmos à um ponto em que viver uma regra é um peso quase insuportável. A partir daí começamos a definhar.

Outra situação que acabamos nos deparando, e que é um perigo iminente, é achar que, por cumprirmos todas as regras, somos merecedores de recompensas grandes e até melhores que as outras pessoas. É o que ocorre, por exemplo, com o jovem rico que chega para Jesus talvez com a intenção de receber um grande elogio do Senhor pelo fato de viver todos os mandamentos. Ele até tem a ousadia de perguntar a Jesus: “Que me falta ainda?” (Mt 19, 20b). Jesus diz a ele que se quiser ser “perfeito” teria que ir e vender tudo e dar aos pobres, assim o seu tesouro no céu seria grande e que, após isso, voltasse e O seguisse. A decepção do jovem foi tremenda, pois ele era um exímio seguidor de regras, mas não ia “além” delas.

É preciso que nos demos conta que o chamado de Deus para nós é algo tão dinâmico que não pode ficar limitado à mandamentos. Ele nos convoca a vivê-los sim, mas também nos chama a passos que vão muito além destes e que nos desafiam de tal forma que sentimos uma profunda tristeza ao nos deparar com nossa miséria, nos sentindo incapazes da perfeição. Isso é verdade! Nós não temos força para sermos perfeitos sozinhos.

Logo após a saída do jovem rico dali, Jesus fala que é mais fácil um camelo passar pelo furo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Isso deixa os discípulos pasmos e eles perguntam quem seria então capaz de se salvar, ao que Jesus responde que aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível. Engana-se quem pensa que chegar à perfeição, à santidade, é mérito nosso. São Paulo nos ensina que quando somos fracos é então que somos fortes. É graça de Deus, é dom do Alto a salvação e a perfeição cristã.

Diante disso percebemos que em nós deve brotar a humildade de reconhecer que sem a graça do Senhor não podemos nada. Jesus nos fala isso no Evangelho: “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5c). Podemos até conseguir ser campeões nas regras, chegando ao pódio, mas sem o Espírito Santo nunca seremos perfeitos. São Paulo nos ensina, também, ao dizer que a “letra mata, mas é o Espírito que a vivifica”. Isso eu trago para toda e qualquer regra a nível geral: sem o “espírito” daquela coisa, perde-se o sentido em vivê-la e tudo fica sufocante. Jesus nos convida a descansarmos Nele para encontrarmos novamente o sentido de tudo.

Para finalizar, quero dizer que somente o Amor pode nos tornar perfeitos e nos fazer ir além da regra. Só que amar é o maior desafio da humanidade. Penso que é por isso que o Senhor colocou como o primeiro de todos os mandamentos. Amar é se assemelhar a Deus de uma forma tão perfeita que agrada seu coração profundamente. Foi o que Jesus pediu àquele jovem que infelizmente não correspondeu ao Seu chamado.

O que precisamos deixar para podermos seguir a Nosso Senhor no caminho de perfeição que é Ele mesmo? Jovem, seja você de idade ou de espírito, o desafio que o Senhor nos convoca é radical! Ele nos convoca a amar, porque amar é ir além da regra!

Que Deus te abençoe e Maria te guarde!

Gessé da Silva Cosmo

Consagrado na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Pedra Branca

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital