Afinal, quando Jesus voltará?
por ShalomSão Tiago nos recorda de uma espera paciente e nos situa em um tempo intermediário entre a Primeira e a Segunda Vinda. 16 dezembro 2019 O período do Advento celebra a espera do Senhor que vem em sua Primeira e Segunda Vinda, esta última chamada de Parusia. “A Igreja primitiva, aquela do primeiro século vivia numa expectativa […]
São Tiago nos recorda de uma espera paciente e nos situa em um tempo intermediário entre a Primeira e a Segunda Vinda.
O período do Advento celebra a espera do Senhor que vem em sua Primeira e Segunda Vinda, esta última chamada de Parusia. “A Igreja primitiva, aquela do primeiro século vivia numa expectativa do retorno iminente de Jesus”, explica a Missionária e Teóloga Josefa Alves, coordenadora científica do Instituto Parresia.
Passados vinte e um séculos poderíamos nos perguntar, o que aconteceu do Senhor ainda não ter voltado? “Precisamos entender uma coisa”, pontua Josefa. “Existiu a Primeira Vinda do Senhor, que celebramos no Natal; a Segunda Vinda do Senhor para qual nos preparamos, mas, entre uma e outra existe a vinda intermediária, onde o Senhor se revela a nós todo instante e de várias formas”.
É neste período intermediário onde acontece o nosso encontro particular e definitivo com o Senhor. “São Tiago escreve em sua carta, no capítulo 5, versículo 7, que quanto à Segunda Vinda do Senhor devemos ser pacientes e esperançosos, como um lavrador que trabalha a terra e espera bastante”, ensina a teóloga.
A Segunda Vinda do Senhor não pode ser calculada dentro do nosso entendimento de tempo e espaço. “Aqui nós falamos de eternidade. No Evangelho de João, capítulo 14, Jesus diz que o nosso coração não deve se perturbar, porque na Casa do Pai tem muitas moradas e Ele vai preparar um lugar para nós”, relembra a missionária.
Este tempo que estamos vivendo é o de preparação. “A vinda intermediária é o convite contínuo de Deus à nossa conversão. O Advento nos situa nesta passagem intermediária entre as duas vindas do Senhor. Antes da Parusia, sou convidado a viver esta espera paciente e preparatória para o encontro definitivo com o Senhor”, finaliza.
https://www.comshalom.org/
0 Comentários