27/09/2018

A Palavra Viva

por Tatiane Nogueira Leal

Pessoas, amizades e situações mudam, vão e vêm, mas Deus permanece o mesmo. Ele é sempre o mesmo e completamente novo.

A Palavra de Deus é a Rocha sobre a qual o cristão precisa construir a sua vida. É desafiador, cada dia mais, viver com base no Evangelho, mas isso é o que caracteriza a escuta da Palavra. Do encontro pessoal com Cristo, Palavra Viva, é que se aprende a bem compreender o querer de Deus no cotidiano, na simplicidade e na grandeza de cada instante. Todas as ações concretas de serviço a Deus e ao próximo somente encontram sentido se derivam desta compreensão.

As pastorais e movimentos da Igreja são, em verdade, uma tradução aplicada do Evangelho, tendo diversas expressões, porque também são diversos os dons e os talentos que o Senhor dá. Mas um só é o Senhor, como nos afirma São Paulo.

O que anuncia a Palavra de Deus é uma vida inteira ofertada ao Senhor, contemplando todas as áreas da vida humana, manifestando, assim, quem é Deus, um amigo fiel que participa de todos os momentos da vida humana. Ele nunca nos deixa sozinhos diante das tribulações da vida, Ele reanima, revigora. Diante dos perigos, Ele é escudo, refúgio e proteção. Diante da Cruz que cada cristão assume, Ele é o motivo e a consolação única de seguir em frente, com esperança e em vista do céu já aqui, embora não ainda plenamente.

Pessoas, amizades e situações mudam, vão e vêm, mas Deus permanece o mesmo. Ele é sempre o mesmocompletamente novo. Experimentar esse Amor por meio da oração com a Palavra de Deus, abraçar a Cruz, manter-se firme na fé diante das provações é uma marca de quem verdadeiramente O conhece e, conhecendo-O, ama-O, e amando se deixa amar. Quem ama e se deixa amar só pode ser feliz, apesar das contrariedades da vida nada o rouba do que é essencial, do que lhe norteia as escolhas.

Nossa Senhora, São Mateus, São Vicente são apenas alguns dos nomes que podemos citar que encontraram em Deus, na Palavra que se fez carne, a mais completa felicidade. Estes citados Santos renunciaram aos seus planos humanos para seguir a voz de Deus, em seu sim toda a humanidade colhe, ainda hoje, bons frutos de salvação. Estão no céu! Aqui na terra a batalha continua no combate da oração a cada dia, ao longo do dia. O cristão não luta só! Tem ao seu lado o próprio Deus a lhe conduzir por seus dons, conta com a intercessão dos Santos e, em especial, com a defesa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Realidade humana precisa ser compreendida na sua totalidade chamada à santidade de quem, com a vida, assume nas contingências do tempo a potencialidade do que é atemporal, o Amor incansável e inesgotável de Deus em favor de seu povo. Viver é saber bem celebrar a vida como aquilo que é, de fato, um dom de Deus, administrado pela própria pessoa. O Senhor até ensina a melhor forma de bem viver, mas, porque ama, deixa livre para escolher com a própria vontade. Mistério de um amor pleno, puro e que ultrapassa todo entendimento. Resta reconhecer esse dom, buscar em Deus sabedoria para melhor viver e em tudo semear a caridade e a verdade como vias seguras de acesso à plenitude.

Tatiane Nogueira Leal

Consagrada na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixeramobim (Sede)

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital