23/09/2019

A Palavra de Deus é luz, pão e água

por Boa Semente

A Palavra de Deus é a Verdade, ela é a Verdade revelada por Aquele que ama seu povo. Deus quis revelar-Se de diversas formas, e uma delas foi por meio de Sua palavra. 17 setembro 2019 O mês de setembro tornou-se referência para o estudo e a contemplação da palavra de Deus desde 1971, aqui […]

A Palavra de Deus é a Verdade, ela é a Verdade revelada por Aquele que ama seu povo. Deus quis revelar-Se de diversas formas, e uma delas foi por meio de Sua palavra.

O mês de setembro tornou-se referência para o estudo e a contemplação da palavra de Deus desde 1971, aqui no Brasil. A partir do Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII em dezembro de 1961, a bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de oração e nas comunidades eclesiais.

O que é a Palavra de Deus?

A Palavra de Deus é a Verdade, ela é a Verdade revelada por Aquele que ama seu povo. Deus quis revelar-Se de diversas formas, e uma delas foi por meio de Sua palavra. Ele cria todas as coisas a partir d’Ela, Ele fala e a coisa acontece, afirma-se. No livro do Gênesis vemos de forma muito clara desde o primeiro capítulo (1, 3) Deus que diz: “Haja luz”, e houve luz. Deste modo o Senhor de todas as coisas criou tudo que existe; as coisas visíveis e as invisíveis.

O apóstolo João no início de seu evangelho vai dizer: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus. No princípio, ele estava com Deus. Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito. O que foi feito nele era a vida, e a vida era a luz dos homens; e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam” (Jo 1, 1-5) Bíblia de Jerusalém.

A Palavra é luz, pão e água

Jesus nos revela que sua Palavra é luz, é pão e é água. Luz que ilumina os nossos passos, pão que sacia nossa fome e água que faz de nós fontes de água viva jorrando para a eternidade. O profeta Amós no capítulo oitavo, versículo 11 diz: “Eis que virão dias, – diz o Senhor – em que enviarei fome à terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor”.

Jesus é a personificação da palavra de Deus, Ele é o próprio Verbo eterno encarnado para a salvação da humanidade. Ele é este pão e água viva que saciam a nossa fome e sede de justiça. Ele é a luz do mundo, quem o segue não andará nas trevas (Jo 8,12). Ainda em João, agora no capítulo 6, 34-35 “Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão!” Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome, e o que crê em mim nunca mais terá sede.

Fiquemos atentos!

Há na atualidade muitas ideologias, pretensas “verdades”, tomemos cuidado, pois o Senhor nos advertiu que muitos viriam em seu nome, mas que não deveríamos lhes dar ouvidos. Ele disse que as suas ovelhas reconheceriam a Sua voz. Para que possamos reconhecer a voz do Senhor faz-se necessário um conhecimento mais profundo da Sua palavra, pois é nela que está contida a Verdade eterna, a única Verdade a respeito de Deus e de nós mesmos.

Somente quem nos criou pode saber o que de fato nós precisamos para sermos salvos. Há muitos palavrosos insubmissos, pretensos donos da verdade que estão enganando a muitos com fábulas; anunciando um evangelho deturpado com o fim de defender ideologias incoerentes com a verdade do Evangelho ou até mesmo buscando obter algum lucro. Estes, por exemplo, pregam o Evangelho como uma chave para a prosperidade financeira. Um dia serão chamados a prestar contas das suas escolhas.

Mas a leitura atenta da palavra nos mostra muito claramente que nosso Senhor deseja saciar a nossa fome e sede de salvação, de vida eterna, pois foi o que Ele veio fazer aqui, nos salvar. Ele que é o verbo eterno encarnado se dá a nós através do pão da Eucaristia para nos saciar. Portanto, busquemos conhecer este Cristo que se revela através de sua Palavra para não sermos ludibriados e enganados pelos falsos profetas que não têm nenhum compromisso com a salvação das almas.

Promoções do mês da Bíblia na Livraria Shalom

Luiz Marcos Marques Dos Anjos
Psicólogo Clínico, especializando em Logoterapia

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital