4 passos para perseverar na Palavra de Deus
por Jéssica Costa e Bruna FernandesNo intuito de acolher bem a Palavra de Deus na via ascendente, apresentamos quatro pontos que nos ajudarão a perseverar no caminho da Palavra. 24 setembro 2019 No segundo dia do Tríduo da Palavra, o tema abordado foi “Acolher a Palavra na vida”. O pregador Paulo, consagrado da Comunidade de Aliança, explicou que no exercício do Caminho […]
No intuito de acolher bem a Palavra de Deus na via ascendente, apresentamos quatro pontos que nos ajudarão a perseverar no caminho da Palavra.
No segundo dia do Tríduo da Palavra, o tema abordado foi “Acolher a Palavra na vida”. O pregador Paulo, consagrado da Comunidade de Aliança, explicou que no exercício do Caminho da Paz, muitas pessoas encontraram o caminho da própria vida. O Caminho da Paz é um caminho seguro e faz com que os grupos de oração tenham um itinerário.
Através da Palavra de Deus, é possível conhecer o chamado para a nossa vocação, renovar nossa experiência e transbordar a Palavra para as pessoas ao nosso redor. A experiência com a Palavra nos transforma e nos capacita no papel de responder a Deus e ao chamado dos nossos propósitos. O direcionamento é acolher para responder. Não é para acolher para mim, mas para encarnar na minha vida e transbordar com todos ao meu redor.
Segundo Paulo, no caminho espiritual, temos duas vias: a via descendente, mística, onde Deus que é o primeiro, nos chama a vida e nos dá a vocação; e a via ascendente, ascética, onde há uma luta interior contra a vontade de Deus. A via da ascese, não é uma via fácil, porque lutamos contra nós mesmos, e a um passo de pecar. Contudo, Deus nos dá um novo direcionamento.
Passos para perseverar na Palavra de Deus
No intuito de acolher bem a Palavra de Deus na via ascendente, Paulo apresentou quatro pontos que nos ajudarão a perseverar no caminho da Palavra.
1 – Seriedade na resposta a Deus
“Acolher a Palavra na minha vida envolve uma decisão séria. Deus fala e isso envolve uma resposta de minha parte que nem sempre é fácil. Nem sempre conseguimos responder e nos omitimos. A Palavra tem que ser devidamente vivida, levada a sério. Deus leva a sério o que diz para nós e muitas vezes pensamos que não. A resposta oscilante, precisa ser mudada e ser dada com seriedade. Rezemos e supliquemos a Deus a consistência e seriedade naquilo que Ele nos apresenta, respondendo adequadamente, não conforme minhas experiências pessoais”.
2 – Docilidade à condução de Deus
“Não sejamos rebeldes aos pedidos de Deus. Devemos ter docilidade na certeza que a condição que nos é oferecida é a melhor. Precisamos aderir com profundidade. Não podemos deixar que outras realidades suprimam nossa intimidade com a Palavra de Deus. Não é a via mais fácil. É uma via ascética que envolve a decisão. O Senhor é muito bom para com todos. Peçamos a Deus a docilidade de segui-lo”.
3 – Confiança em acolher a Palavra
“Devemos reconhecer que em nós nada tem de bom, mas o Senhor fala a nós porque nos ama. Mesmo não tendo mérito, somos os prediletos pela Tua misericórdia. Deus deseja falar ao nosso coração. A Palavra é uma prova de amor. Ele se importa comigo, com minhas dores, com minha cruz, porque Ele me quer de pé. Um remédio para ir além. Confiemos Naquele que nos fala”.
4 – Despertar a vocação
“A Palavra de Deus é aquela que desperta a vocação de quem lê porque a Palavra no dia a dia não só abre a jornada, mas tem a precedência. A Palavra de hoje dá sentido e ordem ao que farei em meu dia. A Palavra nos dá direção e dita o ritmo do nosso dia. É não estar confuso, fragmentado, mas unido ao que é essencial. As batalhas diárias nos deixam desorientados e nos tornam egoístas, dando passos voltados para o eu. Muitas vezes desanimamos, anestesiados porque a Palavra não é o centro. Acabamos não disponibilizando espaço para Deus e para o outro. É preciso despertar para Deus, para mim mesmo e perceber quem eu sou, e com relação ao outro. É necessário sair do centro e dar espaço para que a Palavra de Deus ocupe o centro”.
Por Jéssica Costa e Bruna Fernandes
0 Comentários