16/10/2019

Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada realiza reunião ampliada, em Brasília

De 14 a 17 de outubro, o Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF) recebe a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a sua reunião ampliada.

De 14 a 17 de outubro, o Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF) recebe a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a sua reunião ampliada.

Participam da iniciativa além dos bispos membros, representantes dos organismos que compõe a Comissão, são eles a Pastoral Vocacional Nacional, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), a Comissão Nacional dos Diáconos (CND), a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e também a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS).

O encontro é assessorado pelo padres João Cândido da Silva Neto e Juarez Albino Destro. À luz das Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), os participantes debaterão ao longo dos dias de reunião diversos assuntos, sendo o principal, a elaboração de um plano quadrienal que deverá nortear as atividades da Comissão e de seus organismos pelos próximos quatro anos. “É uma tarefa muito importante e bonita, mas também empenhativa e pedimos a Deus que nos ilumine nessa hora”, afirma o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm.

Padre Jerônimo Batista de Araújo, presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB)

Segundo o presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), padre Jerônimo Batista de Araújo, o momento é importante e de grande relevância, sobretudo para todos os organismos. “Nós estamos aqui para avaliar a nossa caminhada do ano e também lançarmos luzes para a nossa caminhada nos anos futuros”, comenta.

Para ele, a reunião ampliada da Comissão se reveste de um significado ainda maior quando já se tem novos horizontes definidos nas Diretrizes. “Agora sim, após o lançamento das Diretrizes, é o momento certo de planejarmos o nosso quadriênio, as nossas atividades, os nossos trabalhos, a nossa caminhada enquanto organismo que integra a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados”, garante.

Congresso Vocacional

Padre João Cândido Neto, assessor nacional da Comissão para os Ministérios Ordenados

Para além do plano quadrienal, os participantes fizeram uma análise do IV Congresso Vocacional, realizado neste ano, em Aparecida (SP). O evento contou com a participação de mais de 500 representantes de dioceses e arquidioceses do Brasil e tinha como tema “Vocação e Discernimento” e lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!”.

Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados, explica que a partir da reunião ampliada a ideia é que os participantes ajudem na elaboração de um documento conclusivo do evento. “Nessa reunião os participantes estão dando as suas colaborações e esperamos publicar esse documento conclusivo até o final deste ano, com os resultados, as propostas que foram colocadas no 4º Congresso”, explica o padre. O Documento será publicado em formato de livro pela editora da CNBB, a Edições CNBB.

Fora as atividades em grupo, o encontro contará ainda com momentos de reflexões. A irmã Clotilde Prates de Azevedo, do Setor Juventudes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), julga ser de extrema importância a realização deste tipo de evento.

Irmã Clotilde Prates de Azevedo, do Setor Juventudes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

“É importante essa participação na reunião ampliada pelo fato de criarmos uma maior comunhão de trabalho entre a vida religiosa consagrada e o trabalho exercido nas dioceses, nas paróquias, nas comunidades, porque nós estamos na base, então a gente também está diretamente envolvido com esse trabalho e, ao mesmo tempo, também apresentar e trazer toda a riqueza do rosto da vida consagrada, esse carisma para essa diversidade vocacional, tornar visível isso também”, disse.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital