Artigos

14/02/2019

Por que chamamos a Igreja de Católica?

A palavra “católico” tem sua origem termo grego katholikós que significa “referido ao todo”. Dizer que a Igreja é católica é afirmar o seu caráter universal e sua integralidade. A Igreja é Católica em dois sentidos. Primeiro porque nela está presente a pessoa de Cristo, como nos atesta Santo Inácio de Antioquia: “Onde está Cristo […]

A palavra “católico” tem sua origem termo grego katholikós que significa “referido ao todo”. Dizer que a Igreja é católica é afirmar o seu caráter universal e sua integralidade.

A Igreja é Católica em dois sentidos. Primeiro porque nela está presente a pessoa de Cristo, como nos atesta Santo Inácio de Antioquia: “Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica”. Nela subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua cabeça. (Cf. Ef, 1,22-23), por isso ela recebe de Cristo os meios para salvar os homens: confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica. O segundo sentido pelo qual chamamos a Igreja de católica é porque ela é enviada em missão pelo mesmo Cristo a todo o gênero humano. Todos os homens são convocados a ser povo de Deus, pois todos são chamados à salvação pela graça divina.

É desejo de Deus que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (Cf. 1Tm, 2-4), assim fazemos parte de uma única Igreja voltada para todos. Infelizmente nós cristãos nos tornamos infiéis a esse desejo de Deus. Apesar disso, ainda permanecemos profundamente unidos por meio da fé e do batismo.

O que faz nos católicos (pertencentes à Igreja de Cristo) é estamos em plena comunhão com o Papa e os bispos, incorporados ao corpo de Cristo por meio da confissão da fé católica e a celebração dos sacramentos.

Que Deus lhes abençoe e Maria lhes guarde.

Bruno Paz Farias

Consagrado na dimensão de Aliança da

Comunidade Mariana Boa Semente

Seminarista da Diocese de Quixadá.

1 Comentário
  1. Igreja católica: quanto mais se conhece a verdade mais se ama! Ótimo artigo.

Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital