28/12/2017

O “sepulcro caiado” aos olhos dos outros

por Por Angela Barroso

Nosso Senhor espera de nós gratidão pelos dons com que constantemente nos cumula.

À medida que formos conhecendo a verdade sobre o fel que escorre em nossa alma, começaremos a compreender que a confiança que os outros depositam em nós é milagre de Misericórdia de Deus. É unicamente por graça de Deus que os outros veem em nós apenas o exterior do sepulcro caiado, e só isso explica o motivo de terem alguma admiração por nós.

Trata-se de uma espécie de “estratégia” especial de Deus, para que nós – que pela ação da Sua graça, conhecemos cada vez melhor a lixeira do nosso sepulcro – atraiamos outros a Ele, com o “esplendor” de nossa fachada. Tornamo-nos, assim, “chamariz” do qual Deus se serve.

É essencial não esquecer que é o próprio Deus quem promove esta situação. Ele opera o milagre de manter oculta a verdade sobre nós diante de outros, mas também, a qualquer momento, pode permitir que seja descoberta. Isso não irá nos preocupar por demasiados e vivermos com o coração de criança segundo ensina o Evangelho. O que devemos fazer, isso sim, é entregar tudo a Deus, uma vez que é ele que decide tudo. Quando os outros nos elogiarem ou, por qualquer motivo, nos aclamarem, caiamos na realidade e aproveitemos essa ocasião tão apropriada para nos dirigirmos ao Senhor, mais ou menos nos seguintes termos:

Meu Deus, bem sei que a verdade sobre mim

é aquilo que vejo dentro do meu “sepulcro caiado”.

Se isso está oculto aos olhos dos outros

é apenas porque assim o desejaste.

Agradeço-te, Senhor, por servir-Te de mim

na minha miserável natureza.

Que um só seja o meu desejo:

ser em tudo teu servo.

Não nos percamos em reflexões complicadas sobre o assunto, mas tenhamos a certeza de que, ao fim e ao cabo, o dono da casa pode adornar o seu servidor da maneira mais magnificente e fazê-lo sentar-se à mesa em lugar de honra, caso assim o intente. Pode ocorrer que alguém imagine esse servo como pessoa mais importante, mas ele cairia no ridículo se acaso se deixasse iludir com o papel assumido. Melhor será para ele ter consciência de quem é na realidade.

Nosso Senhor espera de nós gratidão pelos dons com que constantemente nos cumula. É, pois, necessário agradecer-Lhe a graça de desvendar diante dos outros aquilo que só nós vemos. Manifestemos a Ele nossa gratidão por servi-Se de nós, que somos meros túmulos branqueados, para os Seus objetivos. Se, porém, Sua vontade for a de que fique aparente aos olhos dos outros a verdade sobre nós, devemos aceita-la com igual gratidão.

Texto retirado do livro “Deus quer limpar seu coração”- Edições Shalom/Palavra e Prece


0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital