16/07/2016

Nossa Senhora do Carmo: O Manto que nos protege

por José Carlos Soares Ferreira

Devoção à Nossa Mãe, Maria Santíssima, nos enche de alegria e eleva a nossa alma ao Senhor, pois ela é o jardim de Deus, a nossa intercessora fiel, que nos indica a Jesus, seu Filho Amado…

A Devoção à Nossa Mãe, Maria Santíssima, nos enche de alegria e eleva a nossa alma ao Senhor, pois ela é o jardim de Deus, a nossa intercessora fiel, que nos indica a Jesus, seu Filho Amado. Entre os santos de Deus está, em primeiro lugar, Maria, a mãe de Jesus (Mateus 2,1; Marcos 3,32; Lucas 2,48; João 19,25), bendita entre as mulheres, a cheia de graça, aquela que tem o ventre bendito. Assim sendo, temos várias devoções à Virgem Maria, tendo os louvores dedicados à Nossa Senhora do Carmo como uma das mais antigas.

A devoção e a história de Nossa Senhora do Carmo remonta ao Monte Carmelo, onde o profeta Elias e seu sucessor Eliseu viveram e fizeram história com Deus e com Nossa Senhora prefigurada em primeiro momento numa pequena nuvem. (cf. I Rs 18,20-45). Carmelo em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”. Por volta do século XII, os monges do Carmelo sofrem grande perseguição dos muçulmanos, e os sobreviventes fugiram para a Europa e confiaram a São Simão Stock a regência maior do mosteiro. Este, em intercessão profunda com o Santo Terço, faz a seguinte oração: ‘Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar. ’ Esta oração é usada até hoje pelos Carmelitas.

Então Maria Santíssima, rodeada de anjos, aparece-lhe, entrega-lhe o Escapulário e lhe diz: ‘Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno. ’ A partir desse milagre, o escapulário passou a fazer parte do hábito dos carmelitas. Consagrados à Virgem do Carmelo, à ‘vinha do Senhor’, começaram a florescer na Europa e em vários lugares do mundo, permanecendo firmes até os dias de hoje. São grandes Doutores da Vida Mística e Santos da Igreja. Ao citar São João da Cruz, Santa Teresa D’Ávila e Santa Teresinha, todos eles fazem referência à Maria como a Mestra da Vida Interior.

Sobre o significado do Escapulário, nos diz Pe. Luiz Alberto Kleina: “é a expressão de um manto que cai sobre os ombros, pois a palavra Escapulário vem do latim “scapulae” que tem como significado “ombros”. Ele pode ser confeccionado com materiais diferentes, mas o princípio é sempre o mesmo: um cordão longo ligando duas imagens: uma do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora do Carmo, ou Virgem do Carmelo, como também é conhecida, com o Menino Jesus no colo. Porém, para os cristãos, não deve importar o material do qual esse sacramental é feito, mas sim, o significado que tem ao se colocar sobre os ombros. Ele é a aceitação de um compromisso, um pacto velado que você assumiu: você cuida de sua fé e devoção e a Santa o cuida e protege.

A Comunidade Mariana Boa Semente bebe desse manancial de água viva, pois temos como um dos sinais externos de nossa vocação o Escapulário e a certeza de sermos uma vinha fecunda do Senhor. Intensifiquemos a nossa vida de oração com o Santo Terço, pedindo à Virgem do Carmo que faça florescer a nossa vocação e nos livre das perseguições do Inimigo. Guardemos no coração o que disse o Papa Pio XII: ‘Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte’. Que Deus lhes abençoe e Maria lhes Guarde!

Reze com Nossa Senhora do Carmo:

Nossa Senhora do Carmo que deixastes o Santo Escapulário como sinal do Vosso amor e proteção.

Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho e devoto, pronto a Vos servir, disposto a Vos amar, me apresento a Vós e neste Dia e faço o meu pedido:

(Peça a graça que você necessita)

Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.

Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.

Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.

Mãe do Santo Escapulário, rogai por nós.

Protetora da Comunidade Mariana Boa Semente, intercedei por nós.

Amém.

José Carlos Soares Ferreira

Noviço na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Fortaleza

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital