20/08/2015

Mês vocacional – Terceiro Domingo: dedicado aos religiosos

por Noviciado Boa Semente

Mês vocacional – Terceiro Domingo: dedicado aos religiosos Neste ano de 2015, Sua Santidade o Papa Francisco instituiu o ano da vida consagrada, dedicado àqueles, a partir de um chamado, entregaram suas vidas a Cristo, por meio de um carisma específico em congregações, institutos ou comunidades. “Onde está um consagrado, ali está a alegria”, foram […]

Mês vocacional – Terceiro Domingo: dedicado aos religiosos

Neste ano de 2015, Sua Santidade o Papa Francisco instituiu o ano da vida consagrada, dedicado àqueles, a partir de um chamado, entregaram suas vidas a Cristo, por meio de um carisma específico em congregações, institutos ou comunidades.

“Onde está um consagrado, ali está a alegria”, foram essas as palavras que nosso querido Papa usou para definir a missão profética da vida religiosa, ser esse sinal, sinal de Alegria, sinal de vivacidade, sinal de ressurreição. A vida religiosa se concretiza por meio da vivência dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência, tendo o próprio Cristo como modelo perfeito dessas vivências, chamadas de Conselhos Evangélicos; imitando o Cristo pobre, desapegado de tudo, Cristo Casto, desapegados de todos, sendo de todos, mas sem exclusividades, Cristo Obediente, desapegado de Sua vontade, entregue, doado à vontade do Pai.

Quando um batizado já consagrado por esse sacramento decide entregar sua vida em uma consagração específica, mais radical por meio dos votos, é para o bem e edificação da Igreja. O esforço para a perseverança na vocação nutre o carisma, nutre a igreja, faz germinar novas vocações, sabendo que tudo no religioso deve estar voltado para Cristo: POR CRISTO, COM CRISTO, EM CRISTO. Em nosso Carisma, na Boa Semente, somos chamados a mais radicalmente atualizar o Mistério da Encarnação, fazendo da nossa jornada cotidiana esse constante acolher e encarnar o Cristo Vivo, e também anunciar com empenho e alegria Aquele a quem experimentamos com Seu toque e Sua presença. Buscamos essa configuração à pessoa de Cristo também por meio e com a Virgem Maria, contemplando os mistérios da vida de Cristo, acompanhados por tão doce e cuidadosa mestra. Na Oração das horas, unidos à igreja universal, vivemos a comunhão. Nossas refeições e momentos comuns devem ser cheio de Alegria e participação de todos, sinalizando como é bom os irmãos viverem juntos. Nossos trabalhos internos e externos devem ser esse transbordar do amor, da intimidade que devemos ter com Jesus; assim, repletos de Cristo, damos Cristo a quem se aproxima de nós.

O religioso independente de seu carisma vive um caminho de constante conversão, de contínua dedicação às coisas de Deus e aos irmãos. Busca ser esse testemunho esplendoroso da transfiguração da luz de Cristo que irradia a cada instante por meio da perseverança na vocação. É o Paráclito que suscita as mais diversas formas de vida religiosa consagrada no seio da igreja: vida monástica, eremita, contemplativa, apostólica, missionária, novas expressões de vida consagrada, atuando nas mais diversas áreas, seja na igreja seja na sociedade, pela oração, pela missão, na educação, nos hospitais, enfim, a vida religiosa masculina e feminina está viva, atuante para o bem do povo de Deus. Por fim, movidos pelo mesmo Espírito, devemos ser sinal de Alegria por observar e caminhar numa regra de vida, Alegria de viver sob a voz de Deus, Alegria de enxergar novos horizontes, para devolver a esperança aos jovens, ajudar os mais velhos, difundir o amor e abrir caminhos para o futuro.

Núcleo Noviciado 2015:

Taiane Mara de Souza /Noviça na dimensão de vida

Irmão Marcos de Jesus e Maria/ Consagrado na dimensão de vida

Irmã Perpétua de Jesus e Maria/Consagrada na dimensão de vida

Madre Luzia de Jesus e Maria/ Consagrada na dimensão de vida

Missão Pedra Branca

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital