08/04/2014

Jeito de homem

por Felipe Ramos

Formação Humana

Ser homem nos dias de hoje não é fácil, ser um homem todo de Deus então nem se fala. Para nós meninos que passamos pelo processo de amadurecer às vezes parece que esse é um tempo onde tudo custa muito caro, principalmente para os estudantes. Nesse período cada vez mais é preciso tomar decisões e ter responsabilidades, escola, universidade, namoro, família, amigos, ministérios, estágio, missa, Ufa! E alguns dias bate aquela saudade do tempo em que a única preocupação era o boletim da escola. Mas, para quem teve a graça de se apaixonar por Jesus Cristo nesse tempo da vida, sabe que apesar de custar caro passar por esse processo, vale a pena. Como já dizia Santa Teresa D´Avila “É justo que custe muito o que muito vale”. Meu brother, a igreja precisa de meninos apaixonados por Jesus e que sejam capazes de se tornar homens por amor ao seu Evangelho, em todas as áreas da sua vida. Se garante? Pois, “Sê corajoso: porta-te como homem”. (I Reis 2, 2). Traduzindo: Toma #JeitoDeHomem, menino!

Um menino apaixonado por Jesus, torna – se um homem louco de amor pela vida e pelos outros. Frase para colocar no Face! Mas será que realmente eu e você temos por exemplo a coragem de José, que era cabra macho, como chamam no nordeste! Fiel e corajoso? É um desafio muito forte e você pode estar até pensando: Mermão eu tô é longe! Mas podemos nos garantir em tentar, pelo menos. Ou não, podes pensar: Tô me garantindo (Glória a Deus!). Mas a parada aqui é a gente fazer aquele velho exame de consciência.

Tipo, como tá rolando seu namoro? O menino está se tornando um homem fiel em vista da Maria que Deus te deu? O desafio da castidade é punk, mas o menino vira homem quando enfrenta os desafios, não quando desiste ou foge deles. Como já nos explicava o Papa e brother, João Paulo II “Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar”. E na boa, as meninas preferem um homem do que um menino ao lado delas. Melhor ainda quando esse homem reza e a leva para Deus. #ficaadica. E no serviço a Deus e aos homens? Tá se garantindo na força e na coragem de ir adiante, gastando sua vida e esforços com compromisso? A parada é não desistir, a nova evangelização precisa da sua força masculina, do seu suor de verdade, do seu vigor. Não tenha medo de pegar no pesado, seja com o seu cérebro ou com os seus músculos, Deus te fez para servir!  Na vida profissional é uma parada forte também, refletir a justiça de Deus e o caráter do homem cheio do Espirito Santo é desafiante. Porém, com o tempo vamos aprendendo que o mundo tá muito afim de ver homens comprometidos com a verdade nas suas profissões, homens que colocam Deus acima de todas as coisas. Por último e o mais importante, a vida espiritual. Para um homem, um dos maiores compromissos que ele pode ter é ser fiel a Jesus Cristo: missa, apostolado, oração pessoal, estudo bíblico, eventos. É tanta coisa que parece que 24hrs não vai dá tempo, não é? Mas se liga ai, o que te fará ser fiel a todo o resto da tua vida é essa parada. Quem não se compromete com Aquele que tudo nos dá e tudo nos deu, dificilmente será fiel a outras coisas! E na moral, se comprometendo com Cristo, o mundo verá em ti um homem novo, até nas redes sociais a galera vai comentar: Nossa! Você está diferente. É meu caro, Jesus torna tudo mais irado. Ah! Isso não quer dizer que você não vai jogar seu videogame (por favor, não faça isso! Se puder, convide mais amigos para jogar também), ou fazer tudo aquilo que você gosta! Ser homem não quer dizer, deixar de fazer o que você curte, na verdade é fazer com um novo sentido. #Tamojunto, aprendendo essa parada! #JeitoDeHomem.

Felipe Ramos

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

(88) 9.9693-0101 Notoris - Agência Digital