31/08/2018

Família: escola de vida cristã

por Karyne Araújo Santiago

“É aqui que se exerce, de modo privilegiado, o sacerdócio baptismal do pai de família, da mãe, dos filhos, de todos os membros da família, na recepção dos sacramentos, na oração e ação de graças, no testemunho da santidade de vida, na abnegação e na caridade efetiva. O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã […]

“É aqui que se exerce, de modo privilegiado, o sacerdócio baptismal do pai de família, da mãe, dos filhos, de todos os membros da família, na recepção dos sacramentos, na oração e ação de graças, no testemunho da santidade de vida, na abnegação e na caridade efetiva. O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e uma escola de enriquecimento humano. É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida”. CIC 1357

Vocação é um chamado de Deus e uma resposta do homem. Dentro do matrimônio os esposos são chamados à fecundidade do seu amor, e respondem com os filhos que Deus os confiar.

Os filhos aprendem não com o que os pais falam, mas com o que fazem. As crianças são grandes observadores dos pais! É lindo ver como ficam felizes quando conseguem imitar algo que veem seus pais fazendo. A fé é viva, dinâmica e não abstrata. O testemunho e o exemplo é que são os verdadeiros educadores na fé.

Os filhos, por sua vez, ensinam aos pais, desde a mais tenra idade, a renúncia alegre de si, na dedicação e no amor, traduzida nas noites em claro, no colo que carrega, na mão que segura os primeiros passos, no alimento dado com carinho, na brincadeira sentada ao chão.

Em todas as vocações podemos ouvir o convite amoroso de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (Mt 16,24). Desejo que alegremente sua família possa corresponder a esse chamado de amor: Eu seguirei. Nós seguiremos. “Eu e minha casa, serviremos ao Senhor” (Js 24,15).

Karyne Araújo Santiago

Aspirante na dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixeramobim (Sede)

1 Comentário
  1. Mayse Soares de Almeida disse:

    Verdade.Familia celeiro da vida.Caminho de santidade.Vontade de Deus.

Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital