27/10/2014

Amigo fiel é refúgio poderoso

por Alânia Nogueira Noviça na Dimensão de Aliança

Santo Agostinho foi uma grande amante da amizade, ele nos diz que “A procura de Deus começa pelo mais íntimo do ser do interior nosso que somente abrimos ao amigo”.

Pôr em palavras um sentimento tão nobre como é a amizade, nos requer uma grande percepção de valores. Ser amigo é acolher o outro em suas diferenças, sabendo que nem sempre estarão em concordância, mas ainda assim, não sabemos ser por inteiro sem eles. Um amigo é um pulsar no outro, nossas batidas em outro coração.
Só se explica a amizade, a partir da experiência com o outro ser. É como uma fonte que não retém água para si, mas a faz jorrar espontaneamente.
Amigo é aquele que vai em busca do necessitado, se faz presente, porque sabe que é preciso estar ali, e isso gera um ciclo de sentimentos, onde um olha pelo outro, e tem-se a convicção de que não se está só, uma descoberta de corações.
Santo Agostinho foi uma grande amante da amizade, ele nos diz que “A procura de Deus começa pelo mais íntimo do ser do interior nosso que somente abrimos ao amigo”. É a partir da abertura que damos a um amigo, que passamos a compreender e deixar Deus agir em nosso íntimo. Alguns filósofos consideram a amizade como um valor altíssimo, por isso, foram capazes de dizer: “Sem amizade a vida não é vida!” e “Amizade é a coisa mais necessária na vida!”
A amizade é, pois, uma virtude extremamente necessária à vida. Mesmo que possuamos diversos bens, riqueza, saúde, poder, ainda assim, não serão suficientes para nossa realização plena, pois nos falta a essencial e indispensável amizade. Na ética aristotélica vemos o que o Filósofo pensa a respeito desse sentimento: para ele a justiça e a amizade possuem os mesmos fins, mas considera-se a amizade superior a justiça, pois a justiça é utilizada para contornar nossos atos em relação ao próximo que não conhecemos. Com os nossos amigos não precisamos de justiça, pois a natureza da amizade nos é completa, como mais autêntica forma de justiça. Disse Aristóteles: “A amizade não é apenas necessária, mas também nobre, pois louvamos os homens que amam os seus amigos e considera-se que uma das coisas mais nobres é ter muitos amigos. Ademais pensamos que a bondade e a amizade encontram-se na mesma pessoa.”
A amizade nos sensibiliza. É uma comunicação que aproxima as pessoas. Quando eu cultivo a amizade, faço com que os problemas do amigo, sejam os meus problemas; as suas alegrias sejam as minhas alegrias; as suas tristezas sejam as minhas tristezas e dores. Os amigos se desculpam, se repreendem, se corrigem, sabem dizer-se a verdade, porque a verdade alimenta a amizade. Ninguém pode ser amigo de ninguém sem antes ser amigo da Verdade. E a amizade que não é gratuita, não é verdadeira amizade, pois está aí seu ápice: ser e entregar-se todo sem interesse, dom gratuito. Daí que os amigos sejam raros, assim como raras são as pérolas verdadeiras; como os diamantes mais sólidos e encontrar um amigo são encontrar um tesouro, já nos diz a Sagrada Escritura.
Nós por influência de meios seculares, não sabemos o valor do amigo verdadeiro, achamos que amigo é aquilo que só te parabeniza, que está contigo nas horas boas. Desconfie de quem muito te elogia, pois quem te recrimina de algum erro, quer que você aprenda, e só quem tem a justiça e a bondade em si, pode desejar isso pro outro. Ou seja, só uma amizade verdadeira.
Você já disse que ama a algum amigo? Já disse que tem saudades dele, mesmo ele estando perto? Só temos saudades daquilo que nos é caro. Uma boa amizade nos remete ao Céu, por isso, conduza e deixe- se ser conduzido para a Alegria Eterna. Como diz santo Agostinho, “é necessário que caminhemos rumo ao céu, mas sozinhos, na árdua labuta, é difícil sozinho, logo, caminhar como amigo se faz necessário.”
Alânia Nogueira

Noviça na Dimensão de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente

3 Comentários
  1. Leninha disse:

    Que lindo!Realmente amizade é tudo isso mesmo..A verdadeira amizade é algo tão essencial nas nossas, que até mesmo Jesus a viveu com Lazaro e também com os apóstolos! Amizade é dom de Deus!

  2. Jaimara disse:

    Lanazinha.. Arrasou, amizade refúgio poderoso, quem tem um amigo encontrou um tesouro. Amigos são irmãos de outras barrigas, são a alegria de se construir diariamente nesse compromisso solido de amor fraterno..

  3. Eric Gomes disse:

    Muito bem Alânia! A amizade é um belo dom de Deus… Via de amor… Doação!

Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital